Os mecanismos pedagógicos comumente utilizados para lecionar a disciplina de algoritmos/lógica de programação contam com interfaces e linguagens desconhecidas por iniciantes, dificultando o processo de ensino aprendizagem e a permanência nos cursos. O uso de ferramentas alternativas mais lúdicas e atrativas favorece o desenvolvimento do pensamento computacional tanto para os discentes quanto para os docentes. Este estudo busca demonstrar de forma prática a potencialidade de ferramentas digitais lúdicas para o auxílio de ensino e aprendizagem dos conteúdos aplicados em sala de aula, por meio do MIT App Inventor. Trata-se de uma ferramenta visual para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseada em blocos de instruções que podem ser encaixados de forma lógica, e com isso elimina-se a preocupação com os erros de digitações e com as sintaxes minuciosas. Esta análise utiliza como metodologia a pesquisa exploratória em bases científicas e investigação de natureza qualitativa, delineada como um estudo de caso. O experimento prático foi realizado em uma turma de nível superior do curso de Licenciatura em Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) campus Jacobina, na disciplina de Algoritmos. Durante a execução do experimento, foram combinados dados obtidos através de questionários utilizando o Kahoot, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos e quizzes, e do desenvolvimento guiado de uma aplicação utilizando o App Inventor. O resultado deste estudo corrobora com os trabalhos relacionados na afirmação de que as ferramentas digitais são um importante coeficiente para impactos positivos das metodologias de ensino de algoritmos/lógica de programação nas instituições, fomentando a construção do conhecimento do aluno nas áreas de tecnologias. Este trabalho denota a pertinência da incorporação das ferramentas para consolidar instrumentos das práticas pedagógicas, possibilitando aos discentes aprender de forma mais significativa e dinâmica, além do mais, tem um grande potencial para ser utilizado em trabalhos futuros, voltado para uma análise mais aperfeiçoada em outras disciplinas do curso ou até mesmo em outros cursos e instituições.