Os jovens e suas manifestações de ser e estar no mundo, como estudantes e participantes dos movimentos sociais e dos coletivos juvenis são entendidos como um grupo populacional que carrega suas próprias peculiaridades. Com isso, este artigo tem como principal objetivo apresentar a análise dos dados das temáticas das juventudes e suas relações com a educação, abordadas em trabalhos de banco de teses e dissertações da CAPES os relatórios de pesquisas, desenvolvidas no âmbito da (UFPB, UFPE, UFRN e UFAL) que versem sobre juventudes e educação, no período dos anos de 2017 a 2022, do projeto de iniciação científica PIBIC/UFPB 2023-2024. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Através do mapeamento nos bancos de dados, utilizando os descritores: Juventude, Juventudes, Juvenis, Educação, Pedagogia, Aprendizagem, Estudantes, Universidade, Ensino médio, Condição Discente, Cultura Juvenil, definidos previamente e em consonância com os indicativos da literatura pertinente. Para a realização da análise, foi organizada a leitura analítica dos documentos (dissertações, teses) identificando os usos da categoria juventude e educação, além da identificação de outras temáticas relevantes, nos resumos, introduções e discussão teórica-metodológica e organização prévia dos achados da pesquisa. Nossa intenção nos resultados foi de captar nuances de como as categorias juventude e educação têm operado, ou não, nos trabalhos de dissertações e teses nas Universidades Federais do Nordeste, além de recuperarmos e apresentarmos uma espécie de balanço de análise dos dados ou estado da arte sobre a produção de conhecimento nesta área específica. As juventudes são entendidas por nós e nesse artigo como um processo de construção social que se dá na relação com o outro, com os grupos, instituições dos quais fazem parte, do momento político e econômico em que se encontram, e não menos importante, como processos de existências que são sempre mutáveis.