A inclusão dos educandos PcD´s, uma necessidade e um desafio para todos, pressupõe a parceria entre a Escola e a família desses estudantes. A escuta e o acolhimento dos pais/responsáveis desses estudantes pelos professores com a partilha de informações que só os responsáveis dominam sobre o processo de desenvolvimento e mecanismos que potencializam o avanço desses alunos na Escola, pretende sensibilizar os professores para as adaptações curriculares para os alunos PcD’s, bem como favorecer o planejamento de atividades que melhor atendam as especificidades, interesses e necessidades dos referidos alunos. Nesse sentido, a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II da EAUFPA vem realizando o Projeto “Diálogos Inclusivos” a fim de avançar no atendimento dos 26 alunos PcD’s atendidos pela referida Coordenação. A avaliação do referido Projeto, em andamento, demonstra o potencial da parceria, da escuta e do acolhimento dos pais/responsáveis, além da sensibilização dos professores para o maior comprometimento e consequentemente para o avanço do processo de inclusão. Consideramos que incluir vai além da simples integração dos alunos PcD’s às turmas, mas envolve um olhar amoroso e diferenciado e ainda uma prática docente que de fato leve em conta as características, necessidades e interesses desses estudantes, implicando em adaptações curriculares, dos materiais de ensino e das metodologias condizentes com o nível de desenvolvimento em que os educandos se encontram. Os Diálogos formativos, como espaço-tempo de escuta sensível e de partilha de conhecimentos entre pais e professores, constituem-se como ponto de partida para a melhoria das aulas e do processo de garantia de aprendizagem de todos os alunos, incluindo os educandos PcD’s.