As Tecnologias Digitais Educacionais são recursos fundamentais para a comunidade escolar. Em se tratando do contexto da inclusão, percebe-se o seu potencial para oferecer métodos que favoreçam a aprendizagem e participação efetiva das Pessoas com Deficiência nas atividades, uma vez que a utilização dos recursos tecnológicos promove a acessibilidade diante dos conteúdos a serem aprendidos, permite a personalização do ensino de acordo com a individualidade de cada estudante, bem como a inovação da prática pedagógica dos professores. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é tecer reflexões sobre o uso das tecnologias digitais educacionais sob a ótica da inclusão escolar. Os objetivos específicos são: avaliar o êxito do uso das tecnologias frente à inclusão educacional, verificar quais são os desafios para a adoção de tecnologias digitais educacionais inclusivas e analisar o papel dos educadores diante do papel de inserir as tecnologias nas suas aulas. A pesquisa apoia-se nos autores: Reeves (2009), Meyer (2014), Posey (2018), entre outros, cuja abordagem metodológica caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Conclui-se com o presente artigo que a educação escolar de Pessoas com Deficiência é construída por lutas e conquistas. Além disso, confirma-se também que as Tecnologias Digitais Educacionais são de grande importância para o envolvimento efetivo desses sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. E mais, que a prática dos professores influencia diretamente para que a inclusão aconteça.