SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110920 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 11444 "titulo" => "SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11444_TB2880_16042024142616.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILZA MOURA DE SOUSA BARROS" "autor_nome_curto" => "JANAILZA BARROS" "autor_email" => "janailzabarross@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110920 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 11444 "titulo" => "SER E ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11444_TB2880_16042024142616.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILZA MOURA DE SOUSA BARROS" "autor_nome_curto" => "JANAILZA BARROS" "autor_email" => "janailzabarross@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }