DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE À REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO PROPOSTA PELA LEI 13.415/2017
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114352 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7802 "inscrito_id" => 6080 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE À REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO PROPOSTA PELA LEI 13.415/2017" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e as perspectivas do ensino de Filosofia frente à Reforma do Novo Ensino Médio estabelecida pela Lei 13.415/2017. A pesquisa realiza uma análise histórico-crítica da trajetória do ensino filosófico no Brasil, evidenciando como a reforma promove uma reconfiguração curricular que pode prejudicar a oferta e os efeitos da disciplina no âmbito da Educação Básica. Fundamentado na revisão teórica de autores como Favaretto (2013), Ferreira (2017), Soares (2012) e Costa e Subtil (2016), o estudo adota uma abordagem metodológica qualitativa para examinar os impactos da reforma sobre a Filosofia. Os principais resultados mostram que a reforma, ao priorizar competências e habilidades específicas, tem exacerbado os desafios enfrentados pelos professores e alunos, especialmente nas escolas públicas. A análise revela que a reforma pode estar impulsionada por interesses de mercado e benefícios para grupos privatistas, reforçando a fragmentação e a dualidade históricas da educação. A Lei desconsidera a historicidade da Filosofia e a sua importância no currículo, deixando a disciplina vulnerável à sua diluição em abordagens gerais dos itinerários formativos. Além disso, a reforma não aborda questões estruturais cruciais, como a valorização profissional dos educadores e a infraestrutura das escolas públicas, que são fundamentais para a qualidade da educação. Em suma, a pesquisa destaca que a reforma pode perpetuar desigualdades educacionais e comprometer a efetiva inclusão e valorização da Filosofia no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6080_TB7802_12102024125741.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON LIMA" "autor_email" => "gleisonlimalima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114352 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7802 "inscrito_id" => 6080 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE À REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO PROPOSTA PELA LEI 13.415/2017" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e as perspectivas do ensino de Filosofia frente à Reforma do Novo Ensino Médio estabelecida pela Lei 13.415/2017. A pesquisa realiza uma análise histórico-crítica da trajetória do ensino filosófico no Brasil, evidenciando como a reforma promove uma reconfiguração curricular que pode prejudicar a oferta e os efeitos da disciplina no âmbito da Educação Básica. Fundamentado na revisão teórica de autores como Favaretto (2013), Ferreira (2017), Soares (2012) e Costa e Subtil (2016), o estudo adota uma abordagem metodológica qualitativa para examinar os impactos da reforma sobre a Filosofia. Os principais resultados mostram que a reforma, ao priorizar competências e habilidades específicas, tem exacerbado os desafios enfrentados pelos professores e alunos, especialmente nas escolas públicas. A análise revela que a reforma pode estar impulsionada por interesses de mercado e benefícios para grupos privatistas, reforçando a fragmentação e a dualidade históricas da educação. A Lei desconsidera a historicidade da Filosofia e a sua importância no currículo, deixando a disciplina vulnerável à sua diluição em abordagens gerais dos itinerários formativos. Além disso, a reforma não aborda questões estruturais cruciais, como a valorização profissional dos educadores e a infraestrutura das escolas públicas, que são fundamentais para a qualidade da educação. Em suma, a pesquisa destaca que a reforma pode perpetuar desigualdades educacionais e comprometer a efetiva inclusão e valorização da Filosofia no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6080_TB7802_12102024125741.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON LIMA" "autor_email" => "gleisonlimalima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }