Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA ORAL PARA ALUNOS FALANTES DE UMA LÍNGUA SINALIZADA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse artigo investigou o ensino de inglês para alunos surdos, considerando os desafios enfrentados por professores, intérpretes e alunos. Geralmente, as aulas eram ministradas em inglês, dificultando a interpretação para os alunos surdos quando o intérprete não dominava o inglês. Assim, a pesquisa questionou como promover a inclusão efetiva desses alunos em aulas de inglês, onde a comunicação oral predomina. A metodologia incluiu a análise de estratégias de ensino adaptativas e o uso de tecnologias assistivas para facilitar a aprendizagem e a comunicação. Dessa maneira, o objetivo foi identificar práticas inclusivas que respeitem as necessidades linguísticas dos alunos surdos, que se utilizam de uma língua sinalizada, e promovam um ambiente de aprendizado equitativo. Além disso, a pesquisa também explorou a formação de professores e intérpretes em técnicas de ensino inclusivo e a importância da colaboração entre educadores, intérpretes e a comunidade surda para desenvolver um currículo acessível, mesmo com a diferença de línguas e modalidades. Esse estudo destacou a necessidade de políticas educacionais que apoiem a inclusão e ofereçam recursos adequados para o ensino de línguas a alunos surdos, assegurando que eles tenham as mesmas oportunidades de sucesso que seus colegas ouvintes. Para a coleta de dados, foram empregadas observações em sala, discussões baseadas em questionários sobre o ensino de inglês e a interpretação em sala, envolvendo professores, intérpretes e alunos surdos, além de anotações detalhadas. Os resultados sugerem a necessidade de melhorias no ensino para alunos surdos, incluindo intérpretes especializados. A pesquisa indicou que alunos surdos podem aprender inglês escrito, como o Inglês Instrumental e questionou se não seria benéfico aprender a Língua de Sinais Americana para uma comunicação global efetiva. Por fim, concluiu-se que investimentos e valorização da educação são necessários para ensinar línguas orais escritas a alunos surdos, sem restrições de aprendizado entre línguas orais e sinalizadas.

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