A Geografia, na BNCC, tem como foco a alfabetização e educação geográfica e cartográfica, por meio do raciocínio geográfico, dos conceitos estruturantes e das unidades temáticas. Os TCTs da BNCC constituem em uma atualização dos temas transversais do PCNs e podem ser intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Nesse sentido, o tema meio ambiente se desdobra na educação ambiental e na educação para o consumo, que têm como eixos norteadores, no Ensino Fundamental: a ampliação e consolidação de práticas ambientais; a maior complexidade; e o fortalecimento da autonomia. Este artigo objetiva apresentar uma proposta intradisciplinar e interdisciplinar que relaciona a Geografia com o tema contemporâneo transversal meio ambiente. Para isso foi feita uma pesquisa documental e análise do conteúdo dos PCNs, da BNCC, dos mapas de foco da BNCC, dos TCTs da BNCC e das matrizes de referência do Saeb. De forma intradisciplinar, as habilidades da unidade temática natureza, ambiente e qualidade de vida são aquelas diretamente relacionadas com a educação ambiental e para o consumo. De acordo com as matrizes de referência de Ciências Humanas do Saeb, o tema meio ambiente está relacionado às habilidades do eixo de conhecimento natureza e questões socioambientais. Os níveis ou eixos cognitivos dessas habilidades são: reconhecimento e identificação; compreensão e análise; e avaliação e proposição. De forma interdisciplinar, a Geografia pode estar associada ao componente Ciências, especificamente por meio das habilidades da unidade temática Terra e Universo, que também é um eixo de conhecimento das matrizes de referência de Ciências da Natureza do Saeb, com habilidades que requerem processos cognitivos de baixa, média e alta complexidade. Assim como o componente Ciências, a Geografia pode utilizar a investigação científica, com foco no estudo do meio ambiente: definição de problemas; levantamento, análise e representação; comunicação; e intervenção.