Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110841
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2761
    "inscrito_id" => 11323
    "titulo" => "CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS."
    "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar a integração da cultura maker e de robótica ao pensamento computacional no espaço maker em uma escola pública. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso sobre a implantação de projeto em que são construídos elementos sustentáveis de um parque de diversão. Buscou-se promover o desenvolvimento sustentável e a criatividade no recorte escolar em questão. O objetivo é a integração da cultura maker e da robótica com o pensamento computacional no ambiente escolar com foco na implementação de um projeto que promove a construção de elementos sustentáveis de um parque de diversões, como o espalha brasa e a roda gigante, utilizando materiais reaproveitáveis. Esses materiais são derivados de objetos descartados, como aparelhos de DVD, controles de videogame, papelão, PET, mouses antigos, fios variados e outros. Através deste projeto, buscamos promover a sustentabilidade e a criatividade no contexto educacional. Iniciado no ano de 2024, foi implementado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da EEIF Domingas Gomes de Aguiar, localizada na cidade de Tauá-CE. Os estudantes construíram objetos utilizando um espaço maker equipado com ferramentas eletrônicas, robóticas, máquinas como cortadora a laser, impressora 3D e plotter de corte, além de móveis adaptados para tais atividades. Este espaço está presente em todas as escolas da rede municipal de Tauá-CE em parceria com a Empresa Amado Maker. O desenvolvimento dessa ação pedagógica proporcionou aos estudantes uma vivência prática “mão na massa” como agentes ativos na formação de novos conceitos e habilidades enfatizando a sustentabilidade e permitindo que os estudantes apliquem esses princípios em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11323_TB2761_08042024162152.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcosvieirataua@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110841
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2761
    "inscrito_id" => 11323
    "titulo" => "CONSTRUINDO UM PARQUE DE DIVERSÕES SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS."
    "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar a integração da cultura maker e de robótica ao pensamento computacional no espaço maker em uma escola pública. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso sobre a implantação de projeto em que são construídos elementos sustentáveis de um parque de diversão. Buscou-se promover o desenvolvimento sustentável e a criatividade no recorte escolar em questão. O objetivo é a integração da cultura maker e da robótica com o pensamento computacional no ambiente escolar com foco na implementação de um projeto que promove a construção de elementos sustentáveis de um parque de diversões, como o espalha brasa e a roda gigante, utilizando materiais reaproveitáveis. Esses materiais são derivados de objetos descartados, como aparelhos de DVD, controles de videogame, papelão, PET, mouses antigos, fios variados e outros. Através deste projeto, buscamos promover a sustentabilidade e a criatividade no contexto educacional. Iniciado no ano de 2024, foi implementado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da EEIF Domingas Gomes de Aguiar, localizada na cidade de Tauá-CE. Os estudantes construíram objetos utilizando um espaço maker equipado com ferramentas eletrônicas, robóticas, máquinas como cortadora a laser, impressora 3D e plotter de corte, além de móveis adaptados para tais atividades. Este espaço está presente em todas as escolas da rede municipal de Tauá-CE em parceria com a Empresa Amado Maker. O desenvolvimento dessa ação pedagógica proporcionou aos estudantes uma vivência prática “mão na massa” como agentes ativos na formação de novos conceitos e habilidades enfatizando a sustentabilidade e permitindo que os estudantes apliquem esses princípios em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11323_TB2761_08042024162152.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcosvieirataua@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a integração da cultura maker e de robótica ao pensamento computacional no espaço maker em uma escola pública. Nesse sentido, é realizado um estudo de caso sobre a implantação de projeto em que são construídos elementos sustentáveis de um parque de diversão. Buscou-se promover o desenvolvimento sustentável e a criatividade no recorte escolar em questão. O objetivo é a integração da cultura maker e da robótica com o pensamento computacional no ambiente escolar com foco na implementação de um projeto que promove a construção de elementos sustentáveis de um parque de diversões, como o espalha brasa e a roda gigante, utilizando materiais reaproveitáveis. Esses materiais são derivados de objetos descartados, como aparelhos de DVD, controles de videogame, papelão, PET, mouses antigos, fios variados e outros. Através deste projeto, buscamos promover a sustentabilidade e a criatividade no contexto educacional. Iniciado no ano de 2024, foi implementado com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da EEIF Domingas Gomes de Aguiar, localizada na cidade de Tauá-CE. Os estudantes construíram objetos utilizando um espaço maker equipado com ferramentas eletrônicas, robóticas, máquinas como cortadora a laser, impressora 3D e plotter de corte, além de móveis adaptados para tais atividades. Este espaço está presente em todas as escolas da rede municipal de Tauá-CE em parceria com a Empresa Amado Maker. O desenvolvimento dessa ação pedagógica proporcionou aos estudantes uma vivência prática “mão na massa” como agentes ativos na formação de novos conceitos e habilidades enfatizando a sustentabilidade e permitindo que os estudantes apliquem esses princípios em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.