ROTAÇÃO INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUTIR O USO DE TDICS JUNTO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 1495 "titulo" => "ROTAÇÃO INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUTIR O USO DE TDICS JUNTO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE" "resumo" => "Este trabalho objetiva avaliar o uso da Rotação Individual em um curso de formação continuada para professores da rede pública estadual sergipana como estratégia para promover a reflexão acerca do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, vinculada a uma das etapas do projeto intitulado “Metodologias Ativas e Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Escolas da Rede Pública de Sergipe”, executado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da Universidade Federal de Sergipe (GEPIMA/CNPq/UFS). Os dados foram coletados em uma trilha de aprendizagem elaborada no Google Forms. Participaram da atividade 19 professores das diferentes áreas do saber da rede pública do estado de Sergipe. A trilha de aprendizagem tinha como objetivo refletir sobre o princípio da aprendizagem ativa "inovação tecnológica" e uso das TDICs na prática de ensino. As TDICs apresentadas na trilha foram: Canva, Flipgrid, Edpuzzle e Jamboard. Os dados foram categorizados, tratados e analisados à luz da literatura. Os resultados revelaram que a Rotação Individual foi uma forte aliada durante a formação continuada pois, através dela, os docentes articularam o conhecimento apreendido em cada caminho da trilha às possibilidades de aplicação daquelas plataformas digitais em suas aulas, sendo possível criar as categorias de análise: Processos Avaliativos; Atividades; e Revisão. Evidenciou-se que a Rotação Individual permitiu aos educadores refletir sobre o uso de plataformas digitais de forma personalizada, com o intuito de melhorar a aprendizagem do aluno. Portanto, é imprescindível o estímulo à execução de formações teórico-práticas que promovam reflexão e posterior aplicação de práticas e/ou metodologias ativas pelos professores da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1495_TB2520_08042024073556.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO DE JESUS ALVES" "autor_nome_curto" => "LEONARDO ALVES" "autor_email" => "leoalves1035.la@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 1495 "titulo" => "ROTAÇÃO INDIVIDUAL COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUTIR O USO DE TDICS JUNTO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE" "resumo" => "Este trabalho objetiva avaliar o uso da Rotação Individual em um curso de formação continuada para professores da rede pública estadual sergipana como estratégia para promover a reflexão acerca do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, vinculada a uma das etapas do projeto intitulado “Metodologias Ativas e Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Escolas da Rede Pública de Sergipe”, executado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da Universidade Federal de Sergipe (GEPIMA/CNPq/UFS). Os dados foram coletados em uma trilha de aprendizagem elaborada no Google Forms. Participaram da atividade 19 professores das diferentes áreas do saber da rede pública do estado de Sergipe. A trilha de aprendizagem tinha como objetivo refletir sobre o princípio da aprendizagem ativa "inovação tecnológica" e uso das TDICs na prática de ensino. As TDICs apresentadas na trilha foram: Canva, Flipgrid, Edpuzzle e Jamboard. Os dados foram categorizados, tratados e analisados à luz da literatura. Os resultados revelaram que a Rotação Individual foi uma forte aliada durante a formação continuada pois, através dela, os docentes articularam o conhecimento apreendido em cada caminho da trilha às possibilidades de aplicação daquelas plataformas digitais em suas aulas, sendo possível criar as categorias de análise: Processos Avaliativos; Atividades; e Revisão. Evidenciou-se que a Rotação Individual permitiu aos educadores refletir sobre o uso de plataformas digitais de forma personalizada, com o intuito de melhorar a aprendizagem do aluno. Portanto, é imprescindível o estímulo à execução de formações teórico-práticas que promovam reflexão e posterior aplicação de práticas e/ou metodologias ativas pelos professores da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1495_TB2520_08042024073556.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO DE JESUS ALVES" "autor_nome_curto" => "LEONARDO ALVES" "autor_email" => "leoalves1035.la@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }