O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens.