A presente pesquisa teve como propósito analisar a utilização de estratégias pedagógicas no ensino de história, destacando sua eficácia como recursos no enfrentamento aos obstáculos encontrados no cenário educacional brasileiro, sobretudo no contexto pós-pandêmico, tornando-se um método potencializador para os estudantes e professores, e contribuindo para tornar o processo de aprendizagem ainda mais significativo e colaborativo. A adoção de metodologias ativas manuais como a realização de oficinas de cartazes com conteúdos históricos e didatização de jogos de palavras como cruzadinhas, caça-palavras e quizzes não somente proporcionam interações entre professor e aluno, mas promovem a ludicidade na sala de aula, a participação dos estudantes, a instigação pelo conhecimento, a busca por compreender e refletir a partir de suas próprias conexões e vivências o mundo e a sociedade a sua volta, e o ressurgimento de uma cultura escolar que valoriza o aprendizado prático, o uso dos materiais impressos, como os livros didáticos e uma redução do excesso de ecrãs, telas e arquivos digitais impulsionados pelo modelo de educação remota. Diante do contexto apresentado, as reflexões propostas serão conduzidas por meio da análise documental, de caráter qualitativo, fundamentando-se em contribuições de autores como Clóvis Trezzi (2021), De Oliveira-Miranda (2020), Elisangela Cavalieri (2020), Benedetti Filho (2013), David Develly (2013), e outras produções que elucidam acerca da temática proposta, de forma a respaldar à luz da teoria os resultados obtidos mediante a atuação prática no Programa Residência Pedagógica (2022-2024) em instituições em ensino públicas do município de Picos-PI no ano de 2023, que vão desde o aperfeiçoamento da atuação teórico-prática do professor à superação contrariedades adversas, não somente geradas pela precariedade estrutural de nossas instituições de ensino, mas também agravadas pelo período pandêmico.