VIDRAQUEST: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110160 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1836 "inscrito_id" => 8424 "titulo" => "VIDRAQUEST: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido por residentes no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) do núcleo de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e objetiva relatar a produção e aplicação de um jogo lúdico intitulado “vidraquest”.O jogo foi idealizado a partir de uma brincadeira preexistente chamada “batata quente”. Na brincadeira popular “batata quente”, uma pessoa inicia passando um objeto aos demais participantes enquanto toca uma música. Quando a música estaciona, o participante que permanece com o objeto nas mãos é eliminado. Vence a brincadeira o último integrante que sobrar. Pensando na proposta de jogo para a readaptação do conteúdo sobre vidrarias, o jogo foi confeccionado utilizando caixinha de papelão, perguntas e desafios em papel cartão, além da caixinha de som. No “vidraquest”, o participante deve responder às perguntas presentes dentro da caixa. O(s) estudante(s) que pontuar pelo menos três vezes, vence. A aplicação do jogo na turma do 7º ano A e 7º ano B, as turmas foram organizadas em círculo. Os estudantes iam retirando as cartas da caixinha e descobrindo qual a pergunta ou desafio proposto, o que era interessante pela expectativa gerada nos alunos de saber ou não responder à pergunta. Concluímos que o jogo aplicado possui potencial lúdico no ensino de Química, sendo viável como uma ferramenta metodológica que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, possibilitar à assimilação dos conteúdos a serem trabalhados, além de agir na motivação dos alunos e a relação professor-aluno e aluno-aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8424_TB1836_25032024020900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIMAR DE ARAÚJO VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCIMAR" "autor_email" => "lucimarviana2011@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110160 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1836 "inscrito_id" => 8424 "titulo" => "VIDRAQUEST: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido por residentes no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) do núcleo de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e objetiva relatar a produção e aplicação de um jogo lúdico intitulado “vidraquest”.O jogo foi idealizado a partir de uma brincadeira preexistente chamada “batata quente”. Na brincadeira popular “batata quente”, uma pessoa inicia passando um objeto aos demais participantes enquanto toca uma música. Quando a música estaciona, o participante que permanece com o objeto nas mãos é eliminado. Vence a brincadeira o último integrante que sobrar. Pensando na proposta de jogo para a readaptação do conteúdo sobre vidrarias, o jogo foi confeccionado utilizando caixinha de papelão, perguntas e desafios em papel cartão, além da caixinha de som. No “vidraquest”, o participante deve responder às perguntas presentes dentro da caixa. O(s) estudante(s) que pontuar pelo menos três vezes, vence. A aplicação do jogo na turma do 7º ano A e 7º ano B, as turmas foram organizadas em círculo. Os estudantes iam retirando as cartas da caixinha e descobrindo qual a pergunta ou desafio proposto, o que era interessante pela expectativa gerada nos alunos de saber ou não responder à pergunta. Concluímos que o jogo aplicado possui potencial lúdico no ensino de Química, sendo viável como uma ferramenta metodológica que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, possibilitar à assimilação dos conteúdos a serem trabalhados, além de agir na motivação dos alunos e a relação professor-aluno e aluno-aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8424_TB1836_25032024020900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIMAR DE ARAÚJO VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCIMAR" "autor_email" => "lucimarviana2011@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }