O presente trabalho foi desenvolvido por residentes no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) do núcleo de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e objetiva relatar a produção e aplicação de um jogo lúdico intitulado “vidraquest”.O jogo foi idealizado a partir de uma brincadeira preexistente chamada “batata quente”. Na brincadeira popular “batata quente”, uma pessoa inicia passando um objeto aos demais participantes enquanto toca uma música. Quando a música estaciona, o participante que permanece com o objeto nas mãos é eliminado. Vence a brincadeira o último integrante que sobrar. Pensando na proposta de jogo para a readaptação do conteúdo sobre vidrarias, o jogo foi confeccionado utilizando caixinha de papelão, perguntas e desafios em papel cartão, além da caixinha de som. No “vidraquest”, o participante deve responder às perguntas presentes dentro da caixa. O(s) estudante(s) que pontuar pelo menos três vezes, vence. A aplicação do jogo na turma do 7º ano A e 7º ano B, as turmas foram organizadas em círculo. Os estudantes iam retirando as cartas da caixinha e descobrindo qual a pergunta ou desafio proposto, o que era interessante pela expectativa gerada nos alunos de saber ou não responder à pergunta. Concluímos que o jogo aplicado possui potencial lúdico no ensino de Química, sendo viável como uma ferramenta metodológica que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, possibilitar à assimilação dos conteúdos a serem trabalhados, além de agir na motivação dos alunos e a relação professor-aluno e aluno-aluno.