O presente trabalho originou-se da disciplina, Teorias da Educação Moderna e Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT , na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: Direitos, Políticas e Diversidade, que teve por objetivo descrever de forma sucinta as contribuições dos estudos realizados no decorrer das aulas. É importante registrar que o Mestrado em Educação teve início em março do ano de 2021, momento em que o mundo enfrenta uma pandemia, e os estudos permanecem de forma remota. Mesmo diante desse contexto, todas as leituras realizadas, neste período, contribuíram sobremaneira para a compreensão e reflexão de assuntos referentes às crianças e às juventudes. Soma-se a isso a importante contribuição de todos os professores do Programa, em especial aos professores da disciplina supracitada a qual tracejou um estudo sobre a educação de sensibilidade, ancorada na antropologia do imaginário. Este estudo nos despertou a busca por melhor compreensão sobre a pedagogia do imaginário e as contribuições da fenomenologia para o trabalho com as crianças pequenas. Neste sentido trago como propósito elencar algumas dessas contribuições, discutindo de forma sublime o papel do professor, e as possibilidades de se trabalhar na perspectiva de uma educação de sensibilidade e alteridade.