A formação continuada de professores ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que esse profissional necessita de atualização e reflexão constante acerca dos saberes necessários à atividade docente. Com a criação da BNCC estas formações são mais urgentes visto que os professores precisam estar atentos e preparados para desenvolver as competências e habilidades essenciais aos estudantes ao longo da Educação Básica. A BNCC propõe que o Ensino de Ciências seja baseado em três grandes eixos: a investigação científica, a contextualização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade. A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza no estado do Ceará, implantou em 2023 os Laboratórios Móveis de Ciências, que podem ser uma estratégia interessante para promover o letramento científico. Esses laboratórios em consonância com a proposta da BNCC, principalmente em escolas com recursos limitados ou que enfrentam dificuldades de espaço físico, permitem a realização de atividades experimentais em diferentes locais, como salas de aula, pátios, quadras esportivas e outros. O presente estudo tem como objetivo analisar a formação continuada de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais, os desafios e possibilidades na utilização dos Laboratórios Móveis de Ciências em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza. Quanto à metodologia, será desenvolvida uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são: professores e coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ce. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A escolha dos sujeitos da pesquisa buscou entendimento sobre a importância de cada um destes no processo de formação continuada e do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental ao utilizarem os Laboratórios Móveis de Ciências.