A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112343 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4932 "inscrito_id" => 10334 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "A formação continuada de professores ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que esse profissional necessita de atualização e reflexão constante acerca dos saberes necessários à atividade docente. Com a criação da BNCC estas formações são mais urgentes visto que os professores precisam estar atentos e preparados para desenvolver as competências e habilidades essenciais aos estudantes ao longo da Educação Básica. A BNCC propõe que o Ensino de Ciências seja baseado em três grandes eixos: a investigação científica, a contextualização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade. A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza no estado do Ceará, implantou em 2023 os Laboratórios Móveis de Ciências, que podem ser uma estratégia interessante para promover o letramento científico. Esses laboratórios em consonância com a proposta da BNCC, principalmente em escolas com recursos limitados ou que enfrentam dificuldades de espaço físico, permitem a realização de atividades experimentais em diferentes locais, como salas de aula, pátios, quadras esportivas e outros. O presente estudo tem como objetivo analisar a formação continuada de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais, os desafios e possibilidades na utilização dos Laboratórios Móveis de Ciências em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza. Quanto à metodologia, será desenvolvida uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são: professores e coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ce. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A escolha dos sujeitos da pesquisa buscou entendimento sobre a importância de cada um destes no processo de formação continuada e do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental ao utilizarem os Laboratórios Móveis de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10334_TB4932_16102024093904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA OLIVEIRA MOURA" "autor_nome_curto" => "ANA Moura" "autor_email" => "anamoura.0901@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112343 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4932 "inscrito_id" => 10334 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "A formação continuada de professores ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que esse profissional necessita de atualização e reflexão constante acerca dos saberes necessários à atividade docente. Com a criação da BNCC estas formações são mais urgentes visto que os professores precisam estar atentos e preparados para desenvolver as competências e habilidades essenciais aos estudantes ao longo da Educação Básica. A BNCC propõe que o Ensino de Ciências seja baseado em três grandes eixos: a investigação científica, a contextualização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade. A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza no estado do Ceará, implantou em 2023 os Laboratórios Móveis de Ciências, que podem ser uma estratégia interessante para promover o letramento científico. Esses laboratórios em consonância com a proposta da BNCC, principalmente em escolas com recursos limitados ou que enfrentam dificuldades de espaço físico, permitem a realização de atividades experimentais em diferentes locais, como salas de aula, pátios, quadras esportivas e outros. O presente estudo tem como objetivo analisar a formação continuada de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais, os desafios e possibilidades na utilização dos Laboratórios Móveis de Ciências em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza. Quanto à metodologia, será desenvolvida uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são: professores e coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ce. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A escolha dos sujeitos da pesquisa buscou entendimento sobre a importância de cada um destes no processo de formação continuada e do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental ao utilizarem os Laboratórios Móveis de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10334_TB4932_16102024093904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA OLIVEIRA MOURA" "autor_nome_curto" => "ANA Moura" "autor_email" => "anamoura.0901@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }