Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110727
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2606
    "inscrito_id" => 8662
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente artigo traz uma abordagem crítica acerca da práxis docente da EA ante as disposições legais estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Possui como objetivos: desenvolver um trabalho que resulte em possíveis orientações para o desenvolvimento da Educação Ambiental de maneira crítica que possa ir além das fronteiras disciplinares de forma a evidenciar os aspectos progressistas, crítico e reflexivos quanto à educação ambiental prevista na lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental de forma a impactar na práxis docente, dando efetividade e ressignificando o texto legal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são exploratórios e explicativos com abordagem qualitativa, análise de conteúdos através de pesquisas (bibliográficas e documentais). A EA precisa ser trabalhada nas escolas dentro da perspectiva de mudança, para além de uma consciência de preservação. Contudo na práxis docente a Educação Ambiental é trabalhada de forma superficial, como tema transversal e de somenos importância, o que faz com que o conteúdo crítico e transformador previsto no texto legal seja inócuo caso não seja adotada uma práxis docente com conteúdo crítico e reflexivo com resultados transformadores. A EA crítica considera os aspectos que articulem questões sociais e ambientais. Tratar a educação ambiental crítica com um enfoque transformador das relações sociais que levam a desagregação ambiental. A EA reprodutora é disciplinante e moralista, busca sensibilizar o indivíduo com atitudes, mas que não possui efeitos, pois não ataca o aspecto causal, inviabiliza ações de mudança efetiva, atuando na consequência e não na causa, enquanto a educação ambiental crítica é vista como um processo político e crítico para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista social, ambiental e enquanto direito humano fundamental. Assim, esta pesquisa visa abordar a EA crítica, emancipatória e transformadora e estabelecer uma práxis que gera uma mudança no sistema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8662_TB2606_08042024115240.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA PEREIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA"
    "autor_email" => "maisapereira.adv@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110727
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2606
    "inscrito_id" => 8662
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO HUMANO AO MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente artigo traz uma abordagem crítica acerca da práxis docente da EA ante as disposições legais estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Possui como objetivos: desenvolver um trabalho que resulte em possíveis orientações para o desenvolvimento da Educação Ambiental de maneira crítica que possa ir além das fronteiras disciplinares de forma a evidenciar os aspectos progressistas, crítico e reflexivos quanto à educação ambiental prevista na lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental de forma a impactar na práxis docente, dando efetividade e ressignificando o texto legal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são exploratórios e explicativos com abordagem qualitativa, análise de conteúdos através de pesquisas (bibliográficas e documentais). A EA precisa ser trabalhada nas escolas dentro da perspectiva de mudança, para além de uma consciência de preservação. Contudo na práxis docente a Educação Ambiental é trabalhada de forma superficial, como tema transversal e de somenos importância, o que faz com que o conteúdo crítico e transformador previsto no texto legal seja inócuo caso não seja adotada uma práxis docente com conteúdo crítico e reflexivo com resultados transformadores. A EA crítica considera os aspectos que articulem questões sociais e ambientais. Tratar a educação ambiental crítica com um enfoque transformador das relações sociais que levam a desagregação ambiental. A EA reprodutora é disciplinante e moralista, busca sensibilizar o indivíduo com atitudes, mas que não possui efeitos, pois não ataca o aspecto causal, inviabiliza ações de mudança efetiva, atuando na consequência e não na causa, enquanto a educação ambiental crítica é vista como um processo político e crítico para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista social, ambiental e enquanto direito humano fundamental. Assim, esta pesquisa visa abordar a EA crítica, emancipatória e transformadora e estabelecer uma práxis que gera uma mudança no sistema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8662_TB2606_08042024115240.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA PEREIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA"
    "autor_email" => "maisapereira.adv@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem crítica acerca da práxis docente da EA ante as disposições legais estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Possui como objetivos: desenvolver um trabalho que resulte em possíveis orientações para o desenvolvimento da Educação Ambiental de maneira crítica que possa ir além das fronteiras disciplinares de forma a evidenciar os aspectos progressistas, crítico e reflexivos quanto à educação ambiental prevista na lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental de forma a impactar na práxis docente, dando efetividade e ressignificando o texto legal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são exploratórios e explicativos com abordagem qualitativa, análise de conteúdos através de pesquisas (bibliográficas e documentais). A EA precisa ser trabalhada nas escolas dentro da perspectiva de mudança, para além de uma consciência de preservação. Contudo na práxis docente a Educação Ambiental é trabalhada de forma superficial, como tema transversal e de somenos importância, o que faz com que o conteúdo crítico e transformador previsto no texto legal seja inócuo caso não seja adotada uma práxis docente com conteúdo crítico e reflexivo com resultados transformadores. A EA crítica considera os aspectos que articulem questões sociais e ambientais. Tratar a educação ambiental crítica com um enfoque transformador das relações sociais que levam a desagregação ambiental. A EA reprodutora é disciplinante e moralista, busca sensibilizar o indivíduo com atitudes, mas que não possui efeitos, pois não ataca o aspecto causal, inviabiliza ações de mudança efetiva, atuando na consequência e não na causa, enquanto a educação ambiental crítica é vista como um processo político e crítico para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista social, ambiental e enquanto direito humano fundamental. Assim, esta pesquisa visa abordar a EA crítica, emancipatória e transformadora e estabelecer uma práxis que gera uma mudança no sistema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.