Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a produção bibliográfica recente sobre inclusão, direitos humanos e cidadania no contexto educacional brasileiro, publicada na base de dados Educational Resources Information Center (ERIC) nos anos de 2023 e 2024. A educação inclusiva, os direitos humanos e a cidadania são temas centrais no desenvolvimento de políticas públicas em educação que visam a promover uma sociedade mais justa e igualitária. No Brasil, esses temas são particularmente relevantes devido à diversidade cultural, social e econômica do país. A produção bibliográfica recente pode fornecer insights valiosos sobre como esses conceitos estão sendo abordados no contexto educacional brasileiro. Portanto, é essencial identificar e analisar a literatura científica nacional e internacional para compreender o estado da arte e as tendências atuais. Identifica-se como questão central: qual é o estado da arte na literatura científica nacional e internacional sobre inclusão, direitos humanos e cidadania no contexto educacional brasileiro, conforme identificado na base de dados ERIC entre 2023 e 2024? Trata-se de revisão integrativa de literatura feita no mês de maio de 2024, com os descritores education, inclusion, human right e citizenship e o uso do operador booleano AND. A busca resultou em 26 artigos de texto completo em língua inglesa. Os critérios de inclusão foram: artigos de texto completo, atinência aos descritores e com recorte temporal de 2023 e 2024. Este recorte se deu devido ao grande número de publicações encontradas, além de apresentar o panorama das pesquisas mais recentes. Espera-se que o estudo revele as abordagens mais comuns sobre inclusão, direitos humanos e cidadania na educação brasileira, identificando avanços, desafios e áreas que necessitam de maior atenção. Além disso, a revisão pode destacar como esses temas estão sendo integrados nas políticas educacionais e práticas pedagógicas, fornecendo subsídios importantes para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas.