Este estudo propõe uma reflexão sobre a relevância do elemento lúdico no ambiente escolar, com foco nos estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral de uma escola pública no interior do Ceará. Atualmente, ensinar e aprender por meio da ludicidade é de suma importância, pois desperta nos alunos o prazer pela aquisição de conhecimento. O nosso objetivo é redefinir o processo de ensino e aprendizagem ao incorporar atividades lúdicas nas aulas de Química. Nessa abordagem, utilizamos o jogo de “Dominó dos Elementos Químicos”, um jogo didático que engloba conteúdo da Tabela Periódica. Essa dinâmica serviu como uma revisão dos temas previamente ensinados, ao mesmo tempo em que contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Assim, a pesquisa em tela é caracterizada por uma abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário contendo três questões fechadas que foram direcionadas para os alunos após a aplicação do jogo em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciaram que a atividade não apenas facilitou a compreensão e a fixação dos tópicos abordados, mas também alterou a percepção monótona do processo de aprendizagem. Os alunos passaram a demonstrar interesse nas atividades lúdicas, destacando que o uso do jogo os motivou e os tornou mais participativos no processo educacional. Portanto, incentivar o aluno no processo de ensino-aprendizagem exige o uso de uma linguagem envolvente, capaz de aproximá-lo ao máximo da realidade, transformando os conteúdos em experiências significativas.