Este trabalho visa promover a importância da interação na educação infantil, oferecendo uma nova perspectiva cultural e incentivando a reflexão das crianças sobre identidade e pertencimento. A abordagem promove o diálogo e o respeito, enriquecendo a compreensão cultural e social das crianças. Por meio das práticas de atividades, as crianças exploram histórias, tradições e valores, contribuindo para uma formação inclusiva e consciente. Apresentar diversidade às crianças desde a educação infantil é crucial para a construção de uma sociedade justa. A exposição a culturas, histórias e perspectivas desenvolve empatia e compreensão, ensinando as crianças a valorizar a diversidade. Esse aprendizado inicial influencia suas interações ao longo da vida, promovendo uma sociedade inclusiva e respeitosa. As atividades lúdicas oferecem narrativas que destacam a resiliência, criatividade e sabedoria da comunidade ribeirinha, proporcionando modelos positivos para as crianças e combatendo estereótipos negativos. Envolver as crianças com essas histórias desde cedo constrói uma base sólida de respeito e admiração pelas diferenças culturais, formando indivíduos preparados para viver em um mundo diverso e globalizado. Assim, as práticas educativas se tornam uma ferramenta poderosa na educação infantil, fomentando valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O projeto, realizado por meio de estudantes da educação infantil e baseado em pesquisas bibliográficas, demonstrou resultados positivos, evidenciados pelos debates enriquecedores com as crianças. A promoção da diversidade em sala de aula através da socialização revelou-se eficaz para cultivar respeito, compreensão e valorização das diferenças culturais desde a infância.