Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS: ATIVIDADES RIBEIRINHAS COM ALUNOS DA ESCOLA ELLIOT NA COMUNIDADE DO CACAU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114555
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8125
    "inscrito_id" => 1329
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: ATIVIDADES RIBEIRINHAS COM ALUNOS DA ESCOLA ELLIOT NA COMUNIDADE DO CACAU"
    "resumo" => "Este trabalho visa promover a importância da interação na educação infantil, oferecendo uma nova perspectiva cultural e incentivando a reflexão das crianças sobre identidade e pertencimento. A abordagem promove o diálogo e o respeito, enriquecendo a compreensão cultural e social das crianças. Por meio das práticas de atividades, as crianças exploram histórias, tradições e valores, contribuindo para uma formação inclusiva e consciente. Apresentar diversidade às crianças desde a educação infantil é crucial para a construção de uma sociedade justa. A exposição a culturas, histórias e perspectivas desenvolve empatia e compreensão, ensinando as crianças a valorizar a diversidade. Esse aprendizado inicial influencia suas interações ao longo da vida, promovendo uma sociedade inclusiva e respeitosa. As atividades lúdicas oferecem narrativas que destacam a resiliência, criatividade e sabedoria da comunidade ribeirinha, proporcionando modelos positivos para as crianças e combatendo estereótipos negativos. Envolver as crianças com essas histórias desde cedo constrói uma base sólida de respeito e admiração pelas diferenças culturais, formando indivíduos preparados para viver em um mundo diverso e globalizado. Assim, as práticas educativas se tornam uma ferramenta poderosa na educação infantil, fomentando valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O projeto, realizado por meio de estudantes da educação infantil e baseado em pesquisas bibliográficas, demonstrou resultados positivos, evidenciados pelos debates enriquecedores com as crianças. A promoção da diversidade em sala de aula através da socialização revelou-se eficaz para cultivar respeito, compreensão e valorização das diferenças culturais desde a infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID1329_TB8125_06082024065415.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA GRAZIELA PAIVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlagraziela130798@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114555
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8125
    "inscrito_id" => 1329
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: ATIVIDADES RIBEIRINHAS COM ALUNOS DA ESCOLA ELLIOT NA COMUNIDADE DO CACAU"
    "resumo" => "Este trabalho visa promover a importância da interação na educação infantil, oferecendo uma nova perspectiva cultural e incentivando a reflexão das crianças sobre identidade e pertencimento. A abordagem promove o diálogo e o respeito, enriquecendo a compreensão cultural e social das crianças. Por meio das práticas de atividades, as crianças exploram histórias, tradições e valores, contribuindo para uma formação inclusiva e consciente. Apresentar diversidade às crianças desde a educação infantil é crucial para a construção de uma sociedade justa. A exposição a culturas, histórias e perspectivas desenvolve empatia e compreensão, ensinando as crianças a valorizar a diversidade. Esse aprendizado inicial influencia suas interações ao longo da vida, promovendo uma sociedade inclusiva e respeitosa. As atividades lúdicas oferecem narrativas que destacam a resiliência, criatividade e sabedoria da comunidade ribeirinha, proporcionando modelos positivos para as crianças e combatendo estereótipos negativos. Envolver as crianças com essas histórias desde cedo constrói uma base sólida de respeito e admiração pelas diferenças culturais, formando indivíduos preparados para viver em um mundo diverso e globalizado. Assim, as práticas educativas se tornam uma ferramenta poderosa na educação infantil, fomentando valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O projeto, realizado por meio de estudantes da educação infantil e baseado em pesquisas bibliográficas, demonstrou resultados positivos, evidenciados pelos debates enriquecedores com as crianças. A promoção da diversidade em sala de aula através da socialização revelou-se eficaz para cultivar respeito, compreensão e valorização das diferenças culturais desde a infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID1329_TB8125_06082024065415.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA GRAZIELA PAIVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlagraziela130798@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho visa promover a importância da interação na educação infantil, oferecendo uma nova perspectiva cultural e incentivando a reflexão das crianças sobre identidade e pertencimento. A abordagem promove o diálogo e o respeito, enriquecendo a compreensão cultural e social das crianças. Por meio das práticas de atividades, as crianças exploram histórias, tradições e valores, contribuindo para uma formação inclusiva e consciente. Apresentar diversidade às crianças desde a educação infantil é crucial para a construção de uma sociedade justa. A exposição a culturas, histórias e perspectivas desenvolve empatia e compreensão, ensinando as crianças a valorizar a diversidade. Esse aprendizado inicial influencia suas interações ao longo da vida, promovendo uma sociedade inclusiva e respeitosa. As atividades lúdicas oferecem narrativas que destacam a resiliência, criatividade e sabedoria da comunidade ribeirinha, proporcionando modelos positivos para as crianças e combatendo estereótipos negativos. Envolver as crianças com essas histórias desde cedo constrói uma base sólida de respeito e admiração pelas diferenças culturais, formando indivíduos preparados para viver em um mundo diverso e globalizado. Assim, as práticas educativas se tornam uma ferramenta poderosa na educação infantil, fomentando valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O projeto, realizado por meio de estudantes da educação infantil e baseado em pesquisas bibliográficas, demonstrou resultados positivos, evidenciados pelos debates enriquecedores com as crianças. A promoção da diversidade em sala de aula através da socialização revelou-se eficaz para cultivar respeito, compreensão e valorização das diferenças culturais desde a infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.