O presente estudo tem como objetivo analisar como é realizado o processo monitoramento da frequência dos alunos dos cursos subsequentes e de graduação institucional do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Zona Leste, na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Educação a Distância é caracterizada por ser uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente, e, por isso, é necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. No IFRN, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado é a plataforma Moodle, na qual uma das formas de acompanhamento da frequência dos alunos é através dos relatórios gerados pela equipe técnico-pedagógica do IFRN dentro da própria plataforma. Esses relatórios são recebidos pela estagiária de pedagogia, responsável por coletar os contatos dos estudantes ausentes e entra em contato por meio do aplicativo multiplataforma WhatsApp. As respostas à pergunta feita pela estagiária aos alunos ausentes no Moodle são os indicativos dos motivos pelos quais os alunos da modalidade de Educação a Distância não acessam a plataforma. As respostas fornecidas pelos estudantes ausentes no Moodle indicam os motivos pelos quais não acessam a plataforma de ensino a distância, incluindo falta de tempo ou incompatibilidade de horários. Este estudo visa destacar esses e outros motivos apresentados pelos alunos, ressaltando a necessidade de desenvolver mecanismos e estratégias para se aproximar desses estudantes, proporcionando um ambiente educacional acolhedor e compreensivo na modalidade de educação a distância.