O Ensino Inclusivo, modalidade de ensino onde compreende-se por desenvolver e incluir habilidades de pessoas diversas, em diferentes etnias, raças ou necessidades. Em suma, trata-se de um conceito que prega por um ensino mais democrático, justo, diverso e rico, onde todos os estudantes sintam-se pertencentes, parte do processo educacional e como sendo sujeitos indispensáveis nessa caminhada. Uma vez que, aprender, desenvolver suas capacidades e ser incluído, de fato, é um direito de todos. Sendo assim, o presente trabalho, busca trazer reflexões acerca da importância da educação e dos desafios enfrentados na sociedade contemporânea por parte do Ensino Inclusivo, objetivando e mediando esse processo de ensino aprendizagem e uma educação de qualidade. Sendo assim, tendo em vista a necessidade de debater a respeito sobre esse tema cada vez mais debatido, o trabalho basear-se-á de pesquisa qualitativa e pesquisa bibliográfica como fundamento teórico. Desta forma, abordaremos autores que subsidiam reflexões no campo da inclusão educacional em meio a realidade atual, trazendo os desafios enfrentados pelo ensino. Portanto, trazendo como resultados as respostas relacionadas as necessidades atendidas de cada estudante, a partir do Ensino Inclusivo, destaca-se que o ambiente escolar acolhedor deve ter como objeto primordial: um olhar individual, afetivo e com processos inovadores no campo do ensino.