PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110655 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2506 "inscrito_id" => 4919 "titulo" => "PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos históricos presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, que se revolvem à subjetividade indígena Tupinambá geral, considerando os apontamentos de Florestan Fernandes em A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (2006) quanto aos costumes e ritos suprimidos pelo avanço colonial e seus desdobramentos sócio-históricos, os relacionando a antropofagia representada de modo que desfalcasse destes rituais religiosos a conjuntura de seu significado. A Metodologia utilizada será a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005), procurando analisar os signos e símbolos que atrelam significado à narrativa, como dita Fiorin (2005). A fundamentação teórica utilizou-se da representação segundo Hall (2013) e da cultura segundo Eagleton (2011); dos conceitos consoantes à subjetividade indígena Tupinambá por Agnolin (2002); do que concerne à mentalidade do colonizador segundo Todorov (1993); do ponto de vista pós-industrial descrito por Santos (2001) concordante à consciência universal. Como resultado, afirma-se que a obra é carregada de uma cosmologia indígena Tupinambá corrompida pelo processo de descaracterização de valor cultural perpetrado pelos colonizadores na América do Sul enquanto, para representar figurativamente o complexo desencadear de acontecimentos que levaram à violentas guerras culturais, o texto da obra procura simplificá-los. De modo que, em conclusão, inflija-se sobre o telespectador a compreensão parcial e alienada dos acontecimentos, almejada pelo modelo social imperialista, o que reforça a existência da viabilização do apagamento histórico na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4919_TB2506_07042024235712.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YBSEN GAUSS LOURO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YBSEN" "autor_email" => "ybsengauss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110655 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2506 "inscrito_id" => 4919 "titulo" => "PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos históricos presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, que se revolvem à subjetividade indígena Tupinambá geral, considerando os apontamentos de Florestan Fernandes em A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (2006) quanto aos costumes e ritos suprimidos pelo avanço colonial e seus desdobramentos sócio-históricos, os relacionando a antropofagia representada de modo que desfalcasse destes rituais religiosos a conjuntura de seu significado. A Metodologia utilizada será a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005), procurando analisar os signos e símbolos que atrelam significado à narrativa, como dita Fiorin (2005). A fundamentação teórica utilizou-se da representação segundo Hall (2013) e da cultura segundo Eagleton (2011); dos conceitos consoantes à subjetividade indígena Tupinambá por Agnolin (2002); do que concerne à mentalidade do colonizador segundo Todorov (1993); do ponto de vista pós-industrial descrito por Santos (2001) concordante à consciência universal. Como resultado, afirma-se que a obra é carregada de uma cosmologia indígena Tupinambá corrompida pelo processo de descaracterização de valor cultural perpetrado pelos colonizadores na América do Sul enquanto, para representar figurativamente o complexo desencadear de acontecimentos que levaram à violentas guerras culturais, o texto da obra procura simplificá-los. De modo que, em conclusão, inflija-se sobre o telespectador a compreensão parcial e alienada dos acontecimentos, almejada pelo modelo social imperialista, o que reforça a existência da viabilização do apagamento histórico na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4919_TB2506_07042024235712.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YBSEN GAUSS LOURO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YBSEN" "autor_email" => "ybsengauss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }