Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110655
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2506
    "inscrito_id" => 4919
    "titulo" => "PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos históricos presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, que se revolvem à subjetividade indígena Tupinambá geral, considerando os apontamentos de Florestan Fernandes em A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (2006) quanto aos costumes e ritos suprimidos pelo avanço colonial e seus desdobramentos sócio-históricos, os relacionando a antropofagia representada de modo que desfalcasse destes rituais religiosos a conjuntura de seu significado. A Metodologia utilizada será a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005), procurando analisar os signos e símbolos que atrelam significado à narrativa, como dita Fiorin (2005). A fundamentação teórica utilizou-se da representação segundo Hall (2013) e da cultura segundo Eagleton (2011); dos conceitos consoantes à subjetividade indígena Tupinambá por Agnolin (2002); do que concerne à mentalidade do colonizador segundo Todorov (1993); do ponto de vista pós-industrial descrito por Santos (2001) concordante à consciência universal. Como resultado, afirma-se que a obra é carregada de uma cosmologia indígena Tupinambá corrompida pelo processo de descaracterização de valor cultural perpetrado pelos colonizadores na América do Sul enquanto, para representar figurativamente o complexo desencadear de acontecimentos que levaram à violentas guerras culturais, o texto da obra procura simplificá-los. De modo que, em conclusão, inflija-se sobre o telespectador a compreensão parcial e alienada dos acontecimentos, almejada pelo modelo social imperialista, o que reforça a existência da viabilização do apagamento histórico na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4919_TB2506_07042024235712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YBSEN GAUSS LOURO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YBSEN"
    "autor_email" => "ybsengauss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110655
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2506
    "inscrito_id" => 4919
    "titulo" => "PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS: A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI SEGUNDO A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (2006), DE FLORESTAN FERNANDES"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos históricos presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, que se revolvem à subjetividade indígena Tupinambá geral, considerando os apontamentos de Florestan Fernandes em A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (2006) quanto aos costumes e ritos suprimidos pelo avanço colonial e seus desdobramentos sócio-históricos, os relacionando a antropofagia representada de modo que desfalcasse destes rituais religiosos a conjuntura de seu significado. A Metodologia utilizada será a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005), procurando analisar os signos e símbolos que atrelam significado à narrativa, como dita Fiorin (2005). A fundamentação teórica utilizou-se da representação segundo Hall (2013) e da cultura segundo Eagleton (2011); dos conceitos consoantes à subjetividade indígena Tupinambá por Agnolin (2002); do que concerne à mentalidade do colonizador segundo Todorov (1993); do ponto de vista pós-industrial descrito por Santos (2001) concordante à consciência universal. Como resultado, afirma-se que a obra é carregada de uma cosmologia indígena Tupinambá corrompida pelo processo de descaracterização de valor cultural perpetrado pelos colonizadores na América do Sul enquanto, para representar figurativamente o complexo desencadear de acontecimentos que levaram à violentas guerras culturais, o texto da obra procura simplificá-los. De modo que, em conclusão, inflija-se sobre o telespectador a compreensão parcial e alienada dos acontecimentos, almejada pelo modelo social imperialista, o que reforça a existência da viabilização do apagamento histórico na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4919_TB2506_07042024235712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YBSEN GAUSS LOURO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YBSEN"
    "autor_email" => "ybsengauss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos históricos presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, que se revolvem à subjetividade indígena Tupinambá geral, considerando os apontamentos de Florestan Fernandes em A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (2006) quanto aos costumes e ritos suprimidos pelo avanço colonial e seus desdobramentos sócio-históricos, os relacionando a antropofagia representada de modo que desfalcasse destes rituais religiosos a conjuntura de seu significado. A Metodologia utilizada será a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005), procurando analisar os signos e símbolos que atrelam significado à narrativa, como dita Fiorin (2005). A fundamentação teórica utilizou-se da representação segundo Hall (2013) e da cultura segundo Eagleton (2011); dos conceitos consoantes à subjetividade indígena Tupinambá por Agnolin (2002); do que concerne à mentalidade do colonizador segundo Todorov (1993); do ponto de vista pós-industrial descrito por Santos (2001) concordante à consciência universal. Como resultado, afirma-se que a obra é carregada de uma cosmologia indígena Tupinambá corrompida pelo processo de descaracterização de valor cultural perpetrado pelos colonizadores na América do Sul enquanto, para representar figurativamente o complexo desencadear de acontecimentos que levaram à violentas guerras culturais, o texto da obra procura simplificá-los. De modo que, em conclusão, inflija-se sobre o telespectador a compreensão parcial e alienada dos acontecimentos, almejada pelo modelo social imperialista, o que reforça a existência da viabilização do apagamento histórico na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.