A ludicidade é uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização, a mesma é fundamental para o desenvolvimento infantil. As dinâmicas lúdicas tornam o ensino mais espontâneo e divertido. As atividades rotineiras e mecânicas provocam desinteresse nos alunos e os desmotivam. Diante dessa problemática, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do ludo-educador e a importância da ludicidade para a Educação Infantil. Adaptar as atividades à idade e ao nível de desenvolvimento das crianças, usar materiais lúdicos e coloridos para tornar as atividades mais atraentes, incentivar a participação das crianças e valorizar o esforço delas, e assim tornar o ensino mais agradável. Escolher tais metodologias têm como objetivo facilitar a forma de aprendizagem conforme o interesse do aluno, pois geralmente as aulas não apresentam um projeto bem articulado ou encontros para planejamento e a troca de ideias entre professores para repensar as formas de ensino, esse trabalho inicial com o aluno não é simples e atividades artificiais e monótonas os fazem acreditar que escrever é difícil, desagradável. A referida Pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, sendo os autores utilizados para embasamento teórico: Almeida (2003), Borba (2004), Vygotsky (1991) e Wallon (1995), que abordam a ludicidade como essencial para o ensino e aprendizagem eficazes. Como resultado, trazemos uma reflexão em torno dessas atividades que permitem a conclusão de que a metodologia tradicional faz parte não ajuda no processo de alfabetização da criança. Inovar a maneira de ensinar e integrar experiências de forma prazerosa e estimulante, assim, abordar no processo de alfabetização uma forma dinâmica que favoreça no desenvolvimento, facilitará todo o aprendizado.