A Lei 10.339, que inclui no currículo básico o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira completa 21 anos neste ano. Sua implementação tornou-se um desafio em todas as etapas do ensino, da educação infantil ao ensino superior, principalmente no que tange a formação das/dos educadores e os repertórios educativos. Considerando que, na maioria das vezes, o debate sobre a temática racial no contexto educacional fica reduzido as problematizações sobre o racismo, deixando de abordar as potencialidades, narrativas e experiências provenientes da cultura africana e afro-brasileira. Diante disso, o objetivo central é apresentar a importância e as possibilidades de abordar em sala de aula os saberes diaspóricos em uma perspectiva interdisciplinar e interseccional, através da apresentação de dinâmicas e roteiros de ensino pautados em aspectos políticos e culturais do conhecimento sobre as diásporas africanas, visando reconhecer e valorizar a presença desses saberes na constituição de nossa identidade e história enquanto povo brasileiro. O presente trabalho se apoia em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, se baseando na observação participante em sala de aula e nos relatos de experiências de docentes e estudantes envolvidos em práticas pedagógicas sobre as temáticas das relações étnico-raciais no ano de 2023 no âmbito dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de São Carlos.