Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA ORAL DE VIDA: UM CAMINHO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114324
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7762
    "inscrito_id" => 16489
    "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA: UM CAMINHO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS"
    "resumo" => "Revivendo e transmitindo lembranças, que os professores(as) tecem sua história, o fio do narrador, expõe muitas camadas que ultrapassam o perfil profissional de professor, perpassa a família, infância, escola, maridos, filhos e tantos outros elementos que contribuem, de forma direta ou não, para sua caminhada até a docência. Nas falas, silêncios e risos que muitas das narrativas dos professores(as) refletem seus anseios, medos e possíveis causas da sua escolha profissional e métodos aplicados em sala. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar como os trabalhos de história oral de vida de professores(as) vêm contribuindo, através da oralidade e do reviver de memórias, para a formação de professores(as). As narrativas da história oral de vida de professores(as), são oriundos do Projeto Caminhos do Ensino de História no RN e do trabalho de conclusão de curso “A mulher na sala de aula: narrativas docentes e o ser professora da educação infantil”, realizados nos períodos de 2020 a 2023. No ouvir e transcrever as narrativas docentes, identificamos durante a narrativa e pós narrativas, diferentes momentos formativos que ocorrem, para o narrador que ao rememorar, realiza reflexões sobre suas escolhas, sob o pesquisador que de certa forma é impactado sobre as lembranças, podendo ou não se aproximar de suas experiências e no compartilhar com a sociedade os dados de pesquisa. Para isso, apresentamos no trabalho um recorte das narrativas dos professores(as) realizadas nas pesquisas citadas acima, dialogando com os autores centrais na discussão de história oral e memória Meihy, Nóvoa, Portelli e Pranto. Essa pesquisa inicialmente, colabora com a formação de educadores, através das narrativas de outros professores(as), além de contribuir para estudiosos do campo da pesquisa em História Oral, evidenciando para professores e estudiosos da área, as nuances e possibilidades no fazer a História oral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16489_TB7762_27102024221619.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCASTA LUANA SALDANHA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOCASTA"
    "autor_email" => "jocastaluana@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114324
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7762
    "inscrito_id" => 16489
    "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA: UM CAMINHO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS"
    "resumo" => "Revivendo e transmitindo lembranças, que os professores(as) tecem sua história, o fio do narrador, expõe muitas camadas que ultrapassam o perfil profissional de professor, perpassa a família, infância, escola, maridos, filhos e tantos outros elementos que contribuem, de forma direta ou não, para sua caminhada até a docência. Nas falas, silêncios e risos que muitas das narrativas dos professores(as) refletem seus anseios, medos e possíveis causas da sua escolha profissional e métodos aplicados em sala. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar como os trabalhos de história oral de vida de professores(as) vêm contribuindo, através da oralidade e do reviver de memórias, para a formação de professores(as). As narrativas da história oral de vida de professores(as), são oriundos do Projeto Caminhos do Ensino de História no RN e do trabalho de conclusão de curso “A mulher na sala de aula: narrativas docentes e o ser professora da educação infantil”, realizados nos períodos de 2020 a 2023. No ouvir e transcrever as narrativas docentes, identificamos durante a narrativa e pós narrativas, diferentes momentos formativos que ocorrem, para o narrador que ao rememorar, realiza reflexões sobre suas escolhas, sob o pesquisador que de certa forma é impactado sobre as lembranças, podendo ou não se aproximar de suas experiências e no compartilhar com a sociedade os dados de pesquisa. Para isso, apresentamos no trabalho um recorte das narrativas dos professores(as) realizadas nas pesquisas citadas acima, dialogando com os autores centrais na discussão de história oral e memória Meihy, Nóvoa, Portelli e Pranto. Essa pesquisa inicialmente, colabora com a formação de educadores, através das narrativas de outros professores(as), além de contribuir para estudiosos do campo da pesquisa em História Oral, evidenciando para professores e estudiosos da área, as nuances e possibilidades no fazer a História oral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16489_TB7762_27102024221619.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCASTA LUANA SALDANHA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOCASTA"
    "autor_email" => "jocastaluana@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Revivendo e transmitindo lembranças, que os professores(as) tecem sua história, o fio do narrador, expõe muitas camadas que ultrapassam o perfil profissional de professor, perpassa a família, infância, escola, maridos, filhos e tantos outros elementos que contribuem, de forma direta ou não, para sua caminhada até a docência. Nas falas, silêncios e risos que muitas das narrativas dos professores(as) refletem seus anseios, medos e possíveis causas da sua escolha profissional e métodos aplicados em sala. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é apresentar como os trabalhos de história oral de vida de professores(as) vêm contribuindo, através da oralidade e do reviver de memórias, para a formação de professores(as). As narrativas da história oral de vida de professores(as), são oriundos do Projeto Caminhos do Ensino de História no RN e do trabalho de conclusão de curso “A mulher na sala de aula: narrativas docentes e o ser professora da educação infantil”, realizados nos períodos de 2020 a 2023. No ouvir e transcrever as narrativas docentes, identificamos durante a narrativa e pós narrativas, diferentes momentos formativos que ocorrem, para o narrador que ao rememorar, realiza reflexões sobre suas escolhas, sob o pesquisador que de certa forma é impactado sobre as lembranças, podendo ou não se aproximar de suas experiências e no compartilhar com a sociedade os dados de pesquisa. Para isso, apresentamos no trabalho um recorte das narrativas dos professores(as) realizadas nas pesquisas citadas acima, dialogando com os autores centrais na discussão de história oral e memória Meihy, Nóvoa, Portelli e Pranto. Essa pesquisa inicialmente, colabora com a formação de educadores, através das narrativas de outros professores(as), além de contribuir para estudiosos do campo da pesquisa em História Oral, evidenciando para professores e estudiosos da área, as nuances e possibilidades no fazer a História oral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.