UMA BREVE CALIGRAFIA DA MEMÓRIA: NARRATIVAS DE COMUNIDADES RURAIS NOS “CADERNOS DE TEXTOS” DO MEB – JAGUARUANA-CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111294 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 10494 "titulo" => "UMA BREVE CALIGRAFIA DA MEMÓRIA: NARRATIVAS DE COMUNIDADES RURAIS NOS “CADERNOS DE TEXTOS” DO MEB – JAGUARUANA-CE" "resumo" => "Através da contação de histórias e de entrevistas com moradores mais idosos das comunidades rurais do município de Jaguaruana-CE, monitores do MEB – Movimento de Educação de Base, construíram narrativas escritas que, em muitos casos foram a primeira forma de uma “história escrita” dessas localidades. O presente trabalho debruça-se sobre estas narrativas, objetivando compreender o esforço empreendido e o significado político de tais produções. Para tanto, lançamos mãos de analisar um volume, publicado em 1996, que contém doze narrativas sobre as origens de bairros e comunidades, além de três cartas e um poema. O texto de apresentação, orienta que não devemos “prescindir em nossa luta da fala, da leitura e da escrita, como suportes fundamentais para uma leitura crítica do mundo e da realidade”. O objetivo cardinal do “Cadernos de Textos” era o de através dos textos, promover a “leitura, escrita e reflexões sobre a origem do no-me das comunidades” Tomando esta premissa, o trabalho investiga as formas pelas quais os textos articulam sua dimensão primeira (estruturar em um texto diferentes narrativas que se propõem a explicar as origens do nome de cada comunidade), com a dimensão política outrora apresentada. Disso, depreendem-se três questões a serem também investigadas: 1. Analisar como as marcas de escrituralidade se apresentam no texto, a saber, co-mo a escrita lida com a dimensão viva da oralidade; 2. Saber em que medida os textos contidos no Caderno abarcam as proposições apresentadas no texto de abertura; e por fim, 3. Compreender o impacto da produção dessas histórias nos sujeitos envolvidos, em específico, nos monitores, responsáveis pelas entrevistas e criação da narrativa escrita. À guisa de conclusão, se reafirma o desejo de que essa pesquisa possa escrutinar mais a fundo as contribuições de tais textos na formação dos participantes do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10494_TB3409_08042024222819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO JOEL DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOEL NETO" "autor_email" => "joelnetor7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111294 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 10494 "titulo" => "UMA BREVE CALIGRAFIA DA MEMÓRIA: NARRATIVAS DE COMUNIDADES RURAIS NOS “CADERNOS DE TEXTOS” DO MEB – JAGUARUANA-CE" "resumo" => "Através da contação de histórias e de entrevistas com moradores mais idosos das comunidades rurais do município de Jaguaruana-CE, monitores do MEB – Movimento de Educação de Base, construíram narrativas escritas que, em muitos casos foram a primeira forma de uma “história escrita” dessas localidades. O presente trabalho debruça-se sobre estas narrativas, objetivando compreender o esforço empreendido e o significado político de tais produções. Para tanto, lançamos mãos de analisar um volume, publicado em 1996, que contém doze narrativas sobre as origens de bairros e comunidades, além de três cartas e um poema. O texto de apresentação, orienta que não devemos “prescindir em nossa luta da fala, da leitura e da escrita, como suportes fundamentais para uma leitura crítica do mundo e da realidade”. O objetivo cardinal do “Cadernos de Textos” era o de através dos textos, promover a “leitura, escrita e reflexões sobre a origem do no-me das comunidades” Tomando esta premissa, o trabalho investiga as formas pelas quais os textos articulam sua dimensão primeira (estruturar em um texto diferentes narrativas que se propõem a explicar as origens do nome de cada comunidade), com a dimensão política outrora apresentada. Disso, depreendem-se três questões a serem também investigadas: 1. Analisar como as marcas de escrituralidade se apresentam no texto, a saber, co-mo a escrita lida com a dimensão viva da oralidade; 2. Saber em que medida os textos contidos no Caderno abarcam as proposições apresentadas no texto de abertura; e por fim, 3. Compreender o impacto da produção dessas histórias nos sujeitos envolvidos, em específico, nos monitores, responsáveis pelas entrevistas e criação da narrativa escrita. À guisa de conclusão, se reafirma o desejo de que essa pesquisa possa escrutinar mais a fundo as contribuições de tais textos na formação dos participantes do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10494_TB3409_08042024222819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO JOEL DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOEL NETO" "autor_email" => "joelnetor7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }