O presente artigo relata a experiência vivenciada por meio de um projeto desenvolvido na Residência Pedagógica (RP), que teve como objetivo utilizar e apresentar a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, como recurso pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada no Instituto Superior de Educação com duas turmas da EJA, onde os alunos tiveram uma participação ativa durante o processo de aplicação do projeto. Os estudantes refletiram sobre a desigualdade social e racial, temas fortes e presentes ao longo da obra literária. O projeto envolveu atividade de leitura coletiva, debate em grupo, interpretação e produção textual, buscando promover a reflexão crítica e a construção de conhecimento a partir das vivências e realidades dos alunos. Os resultados obtidos indicam que a utilização da obra de Carolina foi de grande significância para os alunos, onde promoveu o estímulo pela leitura, ampliando seus conhecimentos por meio da roda de conversa e fomentar a valorização de suas histórias por meio de suas próprias escritas. A conclusão desta pesquisa ressalta a relevância da residência pedagógica como meio de promoção da educação de qualidade para a EJA onde auxiliará para uma formação dos estudantes da EJA, de maneira a contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos na sociedade. Além de ampliar os conhecimentos pedagógicos, de forma a complementar dos graduandos do curso de Pedagogia.