Neste trabalho, a audiodescrição é considerada uma modalidade de tradução intersemiótica que permite o diálogo entre imagens visuais e mentais, favorecendo a apropriação de conteúdos imagéticos por parte das pessoas com deficiência visual. Desse modo, com base nos estudos da Tradução Intersemiótica e à luz do aporte teórico-metodológico da Educação Especial Inclusiva, tivemos por objetivo investigar como a audiodescrição, doravante AD, tem sido utilizada como recurso de acessibilidade para a aquisição de informações predominantemente visuais em textos multimodais presentes em materiais didáticos de Língua Portuguesa destinados a alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas de Ensino Médio do município de Fortaleza e foi composta por quatro etapas: investigação do conhecimento dos professores participantes sobre a AD, seleção dos textos multimodais a serem utilizados na fase de aplicação da pesquisa, planejamento com os professores regentes de Língua Portuguesa, voluntários para realizarem a audiodescrição das imagens selecionadas e, finalmente, análise da audiodescrição realizada a partir dos critérios de efetividade da ação para a compreensão do material imagético. As análises realizadas revelaram que o uso da audiodescrição enquanto recurso didático necessita ser fortalecido, sobretudo no tocante à formação dos professores quanto ao tema, pois a apropriação dessa ferramenta de acessibilidade por parte dos docentes ainda é incipiente. A relevância desse estudo justifica-se pelo pouco conhecimento acerca da AD na esfera educacional e de como o conhecimento desse recurso pode favorecer também a aprendizagem e a inclusão de outros públicos, para além das pessoas com deficiência visual, como os idosos, os disléxicos e as pessoas com deficiência intelectual.