Este trabalho aborda a implementação de um projeto de identificação de espécies por meio de placas interpretativas no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, visando promover a educação ambiental e a interação com a natureza. A pesquisa foi conduzida nas seguintes etapas: mapeamento das trilhas, levantamento de informações científicas das espécies. criação das placas interpretativas, implantação das placas e coleta de feedback. Os resultados revelaram uma percepção positiva da comunidade interna e externa sobre as trilhas e placas interpretativas, destacando sua eficácia na divulgação do conhecimento ambiental. As respostas do questionário aplicada aos visitantes também apontaram áreas de melhoria, como a necessidade de mais sinalização. Essa abordagem colaborativa enriqueceu o percurso da trilha, estabelecendo as placas como marcadores informativos e educativos, proporcionando uma jornada educacional e interativa aos visitantes. Ao analisar as respostas dos participantes, fica claro que as placas interpretativas desempenharam um papel crucial na promoção da educação ambiental. A totalidade dos entrevistados afirmou que as placas contribuíram significativamente para uma experiência mais educativa na trilha. Essa avaliação positiva não apenas evidencia a eficiência das placas em transmitir conhecimento, mas também destaca a capacidade dessas ferramentas em enriquecer a jornada dos visitantes. A boa aceitação das placas interpretativas não apenas valida a eficácia dessa estratégia educacional, mas também aponta para seu potencial contínuo de promover a conscientização ambiental. Essa iniciativa não só cumpre seu propósito educativo, mas também contribui para a construção de uma conexão mais profunda entre a comunidade e as riquezas naturais do campus. Em suma, as placas interpretativas não apenas cumpriram, mas superaram as expectativas, destacando-se como uma abordagem pedagógica valiosa e bem-sucedida no contexto das trilhas ecológicas do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.