Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UFCG SUBPROJETO BIOLOGIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112000
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 12157
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UFCG SUBPROJETO BIOLOGIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é um importante instrumento para formação inicial e continuada de professores, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo instituições em todo o território nacional, visando incentivar e aperfeiçoar o exercício da docência na rede básica de ensino público do país. Este trabalho objetivou descrever as experiências e contribuições do processo formativo de discentes vinculados ao PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, estado da Paraíba. As ações desenvolvidas estavam relacionadas ao núcleo 03, e executadas na vigência de maio/2023 a abril/2024, na escola ECI Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras. Dentre as inúmeras atividades efetuadas, destacam-se as leituras de literatura para formação docente, ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didático-pedagógicos, redação de artigos científicos, observações de aulas e regência de classe. Das contribuições do PIBID foi possível observar a realidade educacional no âmbito escolar, além de colocar em prática todo aporte teórico adquirido, promovendo uma melhor qualificação na formação dos futuros professores e as relações do ensino superior com o básico. Dessa forma, o Subprojeto impulsionou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos, por meio das leituras dos materiais pedagógicos, e dos documentos legais do ensino básico, assim como, atuando em sala de aula não apenas a luz da legislação. A produção de artigos trouxe o enriquecimento da escrita científica, e mediante as observações de aulas e regência de classe, adquiririam experiências para o mercado de trabalho, aplicando na prática métodos educacionais no decorrer da graduação, desenvolvendo várias competências e habilidades. Portanto, as vivências relatadas foram significativas, já que contribuíram na imersão dos acadêmicos no dia-a-dia escolar, dando oportunidade efetiva para implantação de práticas inovadoras e interdisciplinares mais eficazes durante o processo formativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12157_TB4453_02102024201847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DA SILVA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "Carlos da Silva"
    "autor_email" => "carlosangelogomes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112000
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 12157
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UFCG SUBPROJETO BIOLOGIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é um importante instrumento para formação inicial e continuada de professores, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo instituições em todo o território nacional, visando incentivar e aperfeiçoar o exercício da docência na rede básica de ensino público do país. Este trabalho objetivou descrever as experiências e contribuições do processo formativo de discentes vinculados ao PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, estado da Paraíba. As ações desenvolvidas estavam relacionadas ao núcleo 03, e executadas na vigência de maio/2023 a abril/2024, na escola ECI Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras. Dentre as inúmeras atividades efetuadas, destacam-se as leituras de literatura para formação docente, ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didático-pedagógicos, redação de artigos científicos, observações de aulas e regência de classe. Das contribuições do PIBID foi possível observar a realidade educacional no âmbito escolar, além de colocar em prática todo aporte teórico adquirido, promovendo uma melhor qualificação na formação dos futuros professores e as relações do ensino superior com o básico. Dessa forma, o Subprojeto impulsionou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos, por meio das leituras dos materiais pedagógicos, e dos documentos legais do ensino básico, assim como, atuando em sala de aula não apenas a luz da legislação. A produção de artigos trouxe o enriquecimento da escrita científica, e mediante as observações de aulas e regência de classe, adquiririam experiências para o mercado de trabalho, aplicando na prática métodos educacionais no decorrer da graduação, desenvolvendo várias competências e habilidades. Portanto, as vivências relatadas foram significativas, já que contribuíram na imersão dos acadêmicos no dia-a-dia escolar, dando oportunidade efetiva para implantação de práticas inovadoras e interdisciplinares mais eficazes durante o processo formativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12157_TB4453_02102024201847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DA SILVA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "Carlos da Silva"
    "autor_email" => "carlosangelogomes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é um importante instrumento para formação inicial e continuada de professores, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo instituições em todo o território nacional, visando incentivar e aperfeiçoar o exercício da docência na rede básica de ensino público do país. Este trabalho objetivou descrever as experiências e contribuições do processo formativo de discentes vinculados ao PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, estado da Paraíba. As ações desenvolvidas estavam relacionadas ao núcleo 03, e executadas na vigência de maio/2023 a abril/2024, na escola ECI Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras. Dentre as inúmeras atividades efetuadas, destacam-se as leituras de literatura para formação docente, ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didático-pedagógicos, redação de artigos científicos, observações de aulas e regência de classe. Das contribuições do PIBID foi possível observar a realidade educacional no âmbito escolar, além de colocar em prática todo aporte teórico adquirido, promovendo uma melhor qualificação na formação dos futuros professores e as relações do ensino superior com o básico. Dessa forma, o Subprojeto impulsionou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos, por meio das leituras dos materiais pedagógicos, e dos documentos legais do ensino básico, assim como, atuando em sala de aula não apenas a luz da legislação. A produção de artigos trouxe o enriquecimento da escrita científica, e mediante as observações de aulas e regência de classe, adquiririam experiências para o mercado de trabalho, aplicando na prática métodos educacionais no decorrer da graduação, desenvolvendo várias competências e habilidades. Portanto, as vivências relatadas foram significativas, já que contribuíram na imersão dos acadêmicos no dia-a-dia escolar, dando oportunidade efetiva para implantação de práticas inovadoras e interdisciplinares mais eficazes durante o processo formativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.