O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é um importante instrumento para formação inicial e continuada de professores, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo instituições em todo o território nacional, visando incentivar e aperfeiçoar o exercício da docência na rede básica de ensino público do país. Este trabalho objetivou descrever as experiências e contribuições do processo formativo de discentes vinculados ao PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, estado da Paraíba. As ações desenvolvidas estavam relacionadas ao núcleo 03, e executadas na vigência de maio/2023 a abril/2024, na escola ECI Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras. Dentre as inúmeras atividades efetuadas, destacam-se as leituras de literatura para formação docente, ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didático-pedagógicos, redação de artigos científicos, observações de aulas e regência de classe. Das contribuições do PIBID foi possível observar a realidade educacional no âmbito escolar, além de colocar em prática todo aporte teórico adquirido, promovendo uma melhor qualificação na formação dos futuros professores e as relações do ensino superior com o básico. Dessa forma, o Subprojeto impulsionou o aperfeiçoamento profissional dos licenciandos, por meio das leituras dos materiais pedagógicos, e dos documentos legais do ensino básico, assim como, atuando em sala de aula não apenas a luz da legislação. A produção de artigos trouxe o enriquecimento da escrita científica, e mediante as observações de aulas e regência de classe, adquiririam experiências para o mercado de trabalho, aplicando na prática métodos educacionais no decorrer da graduação, desenvolvendo várias competências e habilidades. Portanto, as vivências relatadas foram significativas, já que contribuíram na imersão dos acadêmicos no dia-a-dia escolar, dando oportunidade efetiva para implantação de práticas inovadoras e interdisciplinares mais eficazes durante o processo formativo.