A partir das experiências realizadas com alunos do terceiro anos do Ensino Médio-Técnico Integral e também do PROEJA do IFMA Campus Codó, em cujas trilhas foi adotado o recurso das leituras literárias e produções escritas em sequências didáticas, este estudo apresenta e avalia como os resultados dessa metodologia e proposta imbricada nas atividades foram profícuos, uma vez que apresentaram resultados carregados de significação, tanto relacionadas à formação cidadã desses discentes, quanto à formação na leitura e escrita propriamente ditas. No transcorrer das vivências, assistiu-se ao despertar do gosto e curiosidade pelas tramas literárias e suas elaborações, ricas em elementos de construções planejadas artesanalmente e nteligentemente urdidas nas linhas e entrelinhas dos eventos das narrativas, elaborados de forma explícita e/ou implícita nas narrativas em contos, crônicas ou poesia. Nesse processo, incentivou-se o exercício intelectual dos leitores, que recepcionam a esses textos, a partir das suas perspectivas e bagagens formais e informais. Os mergulhos em leituras individuais e dialogadas deram margem a repercussões criativas, inspiradas nos modelos e processos vislumbrados e perscrutados, causando reações de humor, susto, incredulidade, revolta, simpatia, dentre outras. Como base teórica de sustentação foram adotadas as ideias da “Estética da recepção e do efeito”, de Hans Robert Jauss, e também dos conceitos sobre “Letramento literário” e “Letramento social” a partir dos estudos de Rildo Cosson e de Luiz Antônio Marcuschi..Ao final, como demonstração dos referidos resultados, serão apresentadas e comentadas as produções geradas por esses novos leitores investigadores-atentos e iniciantes no fazer de uma escrita consciente, universalizada pelas leituras e particularizadas pelas experiências e vivências dos autores em processo.