Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110470
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2263
    "inscrito_id" => 2068
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A utilização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no contexto de aprendizado, fundamenta-se nas interações e nos significados que constituem o comportamento alimentar, para modificação e (re)construção dos hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis em pacientes com câncer. A Educação Emocional permite nesse contexto o equilíbrio da paciente frente as problemáticas sociais, tais como o estresse emocional, ansiedade e transtornos que afetam o consumo alimentar. Objetiva-se, assim, relatar a experiência por um nutricionista residente, através da educação emocional no tratamento radioterápico com pacientes oncológicos. Trata-se de relato de experiência, que visa descrever a vivência de nutricionista residente vinculado ao Programa Multiprofissional em Cancerologia, durante sua atuação no setor da Radioterapia, no período vespertino, de setembro a novembro de 2022, tendo como cenário um centro especializado em oncologia no Ceará. Contou-se com a participação de 20 sujeitos com câncer em tratamento radioterápico, na realização das atividades educativas, com duas temáticas, realizadas em dias intercalados, com os seguintes temas: O que fazer durante as alterações gastrointestinais (constipação, diarreia e distensão abdominal) e Estratégias nutricionais no controle das náuseas e vômitos. As ações ocorreram por meio de roda de conversa, tendo o nutricionista residente como mediador/facilitador. Identificou-se a luta dos pacientes diante os anseios, medos, incertezas com relação aos alimentos e ingestão alimentar. Nesse contexto, a Educação Emocional fomenta essa ressignificação das práticas alimentares, ao promover a autonomia e conexões entre o aprendizado e emoção para maior equilíbrio entre autocontrole alimentar e capacidade de motivação em relação ao cuidado com si mesmo. Portanto, as ações de EAN proporcionaram aos pacientes um espaço para que participassem ativamente da construção dos conhecimentos nutricionais que lhe foram pertinentes, a partir da valorização do seu contexto de vida, dando subsídios para que possam promover o crescimento emocional e intelectual através dos alimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2068_TB2263_03102024213247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HELDER MATHEUS"
    "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110470
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2263
    "inscrito_id" => 2068
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A utilização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no contexto de aprendizado, fundamenta-se nas interações e nos significados que constituem o comportamento alimentar, para modificação e (re)construção dos hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis em pacientes com câncer. A Educação Emocional permite nesse contexto o equilíbrio da paciente frente as problemáticas sociais, tais como o estresse emocional, ansiedade e transtornos que afetam o consumo alimentar. Objetiva-se, assim, relatar a experiência por um nutricionista residente, através da educação emocional no tratamento radioterápico com pacientes oncológicos. Trata-se de relato de experiência, que visa descrever a vivência de nutricionista residente vinculado ao Programa Multiprofissional em Cancerologia, durante sua atuação no setor da Radioterapia, no período vespertino, de setembro a novembro de 2022, tendo como cenário um centro especializado em oncologia no Ceará. Contou-se com a participação de 20 sujeitos com câncer em tratamento radioterápico, na realização das atividades educativas, com duas temáticas, realizadas em dias intercalados, com os seguintes temas: O que fazer durante as alterações gastrointestinais (constipação, diarreia e distensão abdominal) e Estratégias nutricionais no controle das náuseas e vômitos. As ações ocorreram por meio de roda de conversa, tendo o nutricionista residente como mediador/facilitador. Identificou-se a luta dos pacientes diante os anseios, medos, incertezas com relação aos alimentos e ingestão alimentar. Nesse contexto, a Educação Emocional fomenta essa ressignificação das práticas alimentares, ao promover a autonomia e conexões entre o aprendizado e emoção para maior equilíbrio entre autocontrole alimentar e capacidade de motivação em relação ao cuidado com si mesmo. Portanto, as ações de EAN proporcionaram aos pacientes um espaço para que participassem ativamente da construção dos conhecimentos nutricionais que lhe foram pertinentes, a partir da valorização do seu contexto de vida, dando subsídios para que possam promover o crescimento emocional e intelectual através dos alimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2068_TB2263_03102024213247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HELDER MATHEUS"
    "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no contexto de aprendizado, fundamenta-se nas interações e nos significados que constituem o comportamento alimentar, para modificação e (re)construção dos hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis em pacientes com câncer. A Educação Emocional permite nesse contexto o equilíbrio da paciente frente as problemáticas sociais, tais como o estresse emocional, ansiedade e transtornos que afetam o consumo alimentar. Objetiva-se, assim, relatar a experiência por um nutricionista residente, através da educação emocional no tratamento radioterápico com pacientes oncológicos. Trata-se de relato de experiência, que visa descrever a vivência de nutricionista residente vinculado ao Programa Multiprofissional em Cancerologia, durante sua atuação no setor da Radioterapia, no período vespertino, de setembro a novembro de 2022, tendo como cenário um centro especializado em oncologia no Ceará. Contou-se com a participação de 20 sujeitos com câncer em tratamento radioterápico, na realização das atividades educativas, com duas temáticas, realizadas em dias intercalados, com os seguintes temas: O que fazer durante as alterações gastrointestinais (constipação, diarreia e distensão abdominal) e Estratégias nutricionais no controle das náuseas e vômitos. As ações ocorreram por meio de roda de conversa, tendo o nutricionista residente como mediador/facilitador. Identificou-se a luta dos pacientes diante os anseios, medos, incertezas com relação aos alimentos e ingestão alimentar. Nesse contexto, a Educação Emocional fomenta essa ressignificação das práticas alimentares, ao promover a autonomia e conexões entre o aprendizado e emoção para maior equilíbrio entre autocontrole alimentar e capacidade de motivação em relação ao cuidado com si mesmo. Portanto, as ações de EAN proporcionaram aos pacientes um espaço para que participassem ativamente da construção dos conhecimentos nutricionais que lhe foram pertinentes, a partir da valorização do seu contexto de vida, dando subsídios para que possam promover o crescimento emocional e intelectual através dos alimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.