A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O MODISMO TECNOLÓGICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3896 "inscrito_id" => 11774 "titulo" => "A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O MODISMO TECNOLÓGICO" "resumo" => "A sociedade atual, também designada como sociedade da informação, por apresentar tendências tecnológicas em todos os aspectos de nosso cotidiano, impõe mudanças também à escola e as formas de aquisição do conhecimento, provocando uma busca desenfreada por tecnologia, ampliando cada vez mais o investimento em equipamentos que contribuam para a consecução da tão propagada inovação. Contudo, para além de recursos, a escola precisa ter como enfoque principal a aprendizagem e esta não se dá sem a articulação das relações entre os indivíduos, dentro e fora da sala, permitindo-lhes um ambiente propício à construção do conhecimento. Tratar de inovação pedagógica não é tratar da mera presença de equipamentos na escola, muito menos da criação de ambientes que disponham de recursos tecnológicos, como convencionalmente o mercado quer nos convencer, pois, se assim fosse, descartaríamos de pronto as nuances existentes e necessárias em uma práxis eminentemente educativa. Este trabalho versa sobre a inovação pedagógica e o entendimento de que, para inovar, precisamos, antes de tudo, confrontar o que é atual com o que já existiu enquanto paradigma, pois só há o novo se houver mudança, ainda que esta não esteja nos instrumentais utilizados, mas na postura que temos diante deles e de nossa prática de ensino. Em se tratando da escola, e desta como ambiente de aprendizagem, a efetividade da mudança só se configura quando está intimamente ligada à prática pedagógica e não aos recursos disponíveis. Assim, explicitamos a necessária oposição ao que entendemos por modelo fabril de escola que, dentre outras características, se propõe a modelar seres produtivos, atendendo a demanda do mercado, contrapondo a uma efetiva aprendizagem que respeita a necessidade do envolvimento de concepções que atendam à evolução humana, imbuídas por valores éticos, cognitivos, históricos, afetivos, culturais e, principalmente, emancipatórios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11774_TB3896_26102024091740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANE GARCIA PINHEIRO LEMOS" "autor_nome_curto" => "Liane Garcia" "autor_email" => "lianegarcia.edu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3896 "inscrito_id" => 11774 "titulo" => "A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O MODISMO TECNOLÓGICO" "resumo" => "A sociedade atual, também designada como sociedade da informação, por apresentar tendências tecnológicas em todos os aspectos de nosso cotidiano, impõe mudanças também à escola e as formas de aquisição do conhecimento, provocando uma busca desenfreada por tecnologia, ampliando cada vez mais o investimento em equipamentos que contribuam para a consecução da tão propagada inovação. Contudo, para além de recursos, a escola precisa ter como enfoque principal a aprendizagem e esta não se dá sem a articulação das relações entre os indivíduos, dentro e fora da sala, permitindo-lhes um ambiente propício à construção do conhecimento. Tratar de inovação pedagógica não é tratar da mera presença de equipamentos na escola, muito menos da criação de ambientes que disponham de recursos tecnológicos, como convencionalmente o mercado quer nos convencer, pois, se assim fosse, descartaríamos de pronto as nuances existentes e necessárias em uma práxis eminentemente educativa. Este trabalho versa sobre a inovação pedagógica e o entendimento de que, para inovar, precisamos, antes de tudo, confrontar o que é atual com o que já existiu enquanto paradigma, pois só há o novo se houver mudança, ainda que esta não esteja nos instrumentais utilizados, mas na postura que temos diante deles e de nossa prática de ensino. Em se tratando da escola, e desta como ambiente de aprendizagem, a efetividade da mudança só se configura quando está intimamente ligada à prática pedagógica e não aos recursos disponíveis. Assim, explicitamos a necessária oposição ao que entendemos por modelo fabril de escola que, dentre outras características, se propõe a modelar seres produtivos, atendendo a demanda do mercado, contrapondo a uma efetiva aprendizagem que respeita a necessidade do envolvimento de concepções que atendam à evolução humana, imbuídas por valores éticos, cognitivos, históricos, afetivos, culturais e, principalmente, emancipatórios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11774_TB3896_26102024091740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANE GARCIA PINHEIRO LEMOS" "autor_nome_curto" => "Liane Garcia" "autor_email" => "lianegarcia.edu@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }