Este trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento e aplicação de atividades para o ensino de língua inglesa numa escola estadual localizada em uma comunidade carente da cidade do Rio de Janeiro, integrante do Projeto de Língua Inglesa do PIBID UERJ-Maracanã. As escolas da rede pública, de maneira geral, estão inseridas em um contexto institucional e educacional bem complexo com pendências em termos de infraestrutura e novas tecnologias. Os alunos parecem cada vez mais despreparados para ver a escola como um lugar de composição de seu futuro. O projeto foi implementado em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. As aulas de inglês foram atribuídas à professora parceira do projeto, professora efetiva de Língua Portuguesa, por falta de professor específico de inglês. A intervenção por meio de atividades geradas e aplicadas pelos bolsistas, estreitando a distância etária e da realidade dos alunos conseguiu estimular o envolvimento mais dinâmico com a disciplina, assim como agregar valor ao aprendizado do inglês e utilidade para a vida futura. Ademais, foi possível perceber integração dos aprendizes com os projetos e espaços da escola, culminando num evento de Halloween. Da mesma forma, foi possível observar a contribuição da vivência pedagógica e linguística para o licenciando de Letras-Inglês.