O projeto apresentado surge da necessidade de instigar os educandos do Ensino Médio a imergir no âmbito da leitura sobre temas relevantes que são convidativos a proposta de redação com o intuito de familiarizasse com tais e posteriormente capacitá-los a produção. O estudo foi realizado na E. E. M. Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi-PB. A Execução do projeto REDAÇÃO DO MÊS – UMA IMERSÃO EM TEMAS RELEVANTES A PARTIR DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL- UMA EXPERIÊNCIA NA E. E. E. M. RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI- PB, surge da inquietação dos discentes quando ingressam no Ensino Médio e vivem uma expectativa do ler, interpretar e produzir, que simultaneamente refletem na capacidade do senso crítico dos educandos tornando os cidadãos protagonistas construtores de textos a partir de temas relevantes na sociedade atual. Os direcionamentos metodológicos pautaram-se em: pesquisas sobre temas interdisciplinares por meio de leituras compartilhadas discutindo as diversas temáticas, mesas redondas com especialistas debatendo os temas; aulões, produções de textos enfocando a diversidade da tipologia textual e análise dos textos produzidos. Como resultados evidencia-se que a proposta apresentada motivou a interação entre textos e temas relevantes, que após discutidos e interpretados foram produzidos textos diversos, aperfeiçoando a tipologia textual passando a apresentar caráter facilitador na hora da prática; seguindo com a leitura e produção de textos. Portanto justifica-se a importância do projeto ora apresentado que traz de forma precisa uma metodologia atrativa que visa chamar o aluno a deleitasse a leitura, compreensão e produção de textos específicos especificando o que é redigir e como executar.