Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE BAIXO CUSTO A PARTIR DA ELETROQUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É essencial reconhecer que, para além da importância de formar uma sociedade mais ecológica e duradoura, é igualmente crucial nos dias de hoje promover a divulgação científica e a popularização da ciência. O uso de materiais de baixo custo no desenvolvimento de atividades estudantis permite realizar a disseminação do conhecimento científico através de atividades experimentais simplificadas. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de desempenho de uma bateria feita com latas de refrigerante e materiais de baixo custo, com funcionamento a partir de uma solução de Hipoclorito de Sódio (NaClO). O protótipo desenvolvido foi levado a uma escola da rede pública de ensino da cidade de Mossoró/RN, a fim de auxiliar no ensino de química e conscientizar os estudantes acerca da produção de energia elétrica utilizando materiais acessíveis. Para isso, foi elaborada uma abordagem didática que possibilitou realizar um estudo a respeito da aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo de Eletroquímica através da aplicação de questionários, onde a atividade experimental realizada mostrou-se eficaz, pois possibilitou a relação dos assuntos teóricos abordados na aula teórica com o experimento realizado, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. A bateria desenvolvida opera com base em processos eletroquímicos, a partir das reações de oxirredução. Em média, cada lata produziu 1,10 Volts e, ao conectar 9 delas em série, obteve-se aproximadamente 9 Volts, energia suficiente para acionar alguns LEDs.

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