O objetivo deste trabalho consiste em analisar os conceitos químicos e alquímicos apresentados no anime Fullmetal Alchemist e sua sequência, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, e explorar sua relevância no ensino de química. No enredo do anime, a alquimia desempenha um papel central, sendo utilizada pelos protagonistas Edward e Alphonse Elric para realizar uma variedade de transformações. Através da análise das práticas alquímicas dos personagens, são examinados diversos conceitos químicos, como reações químicas e nucleares, equilíbrio químico, estequiometria e as propriedades e estrutura da matéria, incluindo o átomo. A história gira em torno dos irmãos Alphonse e Edward Elric, que, após perderem sua mãe, tentam trazê-la de volta usando uma técnica de alquimia proibida. No entanto, descobrem que a alquimia exige uma troca equivalente, e o preço para tentar ressuscitar alguém é alto. Edward perde sua perna e Alphonse seu corpo, tendo sua alma selada dentro de uma grande armadura metálica. Anos depois, os irmãos partem em busca da pedra filosofal, com a esperança de recuperarem seus corpos originais, enfrentando desafios e descobertas ao longo de sua jornada. Além disso, são exploradas diversas questões éticas e morais relacionadas ao uso da alquimia, promovendo discussões sobre responsabilidade científica e ética. Destaca-se também a relevância pedagógica do anime como ferramenta de ensino e aprendizado da química contemporânea, aproveitando sua natureza visual e narrativa para engajar os alunos de forma eficaz. A incorporação de temas complexos, como os limites éticos da ciência e a responsabilidade dos cientistas, pode estimular o pensamento crítico e promover uma reflexão mais profunda sobre o papel da ciência na sociedade.