SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110460 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 10597 "titulo" => "SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR" "resumo" => "A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10597_TB2251_06042024145937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURINIVIA BEZERRA NATALENSE" "autor_nome_curto" => "NIVIA" "autor_email" => "aurinivia.cavalcante@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110460 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 10597 "titulo" => "SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR" "resumo" => "A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10597_TB2251_06042024145937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURINIVIA BEZERRA NATALENSE" "autor_nome_curto" => "NIVIA" "autor_email" => "aurinivia.cavalcante@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }