A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016).