Existem diversas discussões acerca do porque devemos ensinar Ciências, e qual a sua importância nos currículos escolares. Uma maneira de entender a relevância do ensino de Ciências na educação básica é através da escuta e análise de narrativas autobiográficas sobre memórias escolares de aulas de Ciências. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo compreender quais momentos escolares foram importantes para pessoas que não seguiram quaisquer tipos de carreira científica, por meio da apreciação de relatos acerca das aulas de Ciências assistidas pelos entrevistados durante o ensino fundamental e médio. Cinco pessoas foram entrevistadas, seus relatos foram gravados no formato de áudio, após suas autorizações, transcritos e relacionados entre si, produzindo reflexões que vão além dessas narrativas. A partir dessas reflexões, foram definidos quatro eixos de análise: assuntos lembrados, professor de referência, dinâmica da aula e/ou do professor, e aspectos que tornaram a aula memorável. Com base nos eixos de análise, trechos das entrevistas com traços em comum foram discutidos, e, através da avaliação das características das aulas, dos professores e da metodologia por eles adotada, foi possível compreender a importância de desenvolver e ministrar aulas que fiquem na memória de dos alunos, adaptando as aulas e metodologias de acordo com diferentes contextos e realidades.