Este trabalho reflete sobre a concepção de aprendizagem baseada na Andragogia, tomando como referência a atuação de tutores em cursos a distância de formação de professores. A educação a distância tem um longo percurso, tendo se transformado com o advento da internet. A sociedade da informação trouxe mudanças para a educação com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). A andragogia pode contribuir sobremaneira no desenvolvimento de autonomia e motivação para os estudantes da educação a distância. São princípios da andragogia: perspectiva de ensino voltada para adultos, entendê-los como participantes do processo de ensino e aprendizagem, sujeitos autônomos de conhecimento e motivados quando se relaciona os conteúdos a suas experiências. Tendo como tema principal a andragogia e a atuação da tutoria, foram escolhidos dois cursos de formação de professores do Instituto UFC Virtual: Curso de Aperfeiçoamento de Gênero e Diversidade na Escola e Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Direitos Humanos. Foram entrevistadas três tutoras que aturam nesses dois cursos ou em ambos os cursos, sendo investigado o conhecimento sobre andragogia, como elas perceberam o desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem pelos cursistas e se havia a elaboração de atividades práticas durante o curso. Como resultado dessa pesquisa exploratória, concluo que a relação entre andragogia e educação a distância nesses cursos analisados ainda estava em um processo a ser desenvolvido, mas encontram-se possibilidades do exercício de uma aprendizagem autônoma, foram realizadas atividades que possibilitaram a relação entre a prática docente e os temas desses cursos formativos.