A formação inicial do professor desempenha um papel crucial na trajetória profissional do indivíduo, pois estabelece os fundamentos e os direcionamentos para um ensinoaprendizagem humanizado, inovador e criativo. Nesse contexto, as tecnologias digitais (TD) assumem um papel fundamental ao oferecerem recursos que podem potencializar a prática pedagógica. As TD estabelecem-se como recurso pedagógico através do qual o professor pode ampliar suas estratégias de ensino. Assim, a formação inicial necessita estar entrelaçada com as transformações ocorridas na sociedade. Considerando a importância crescente das TD na educação contemporânea, especialmente na disciplina de Geografia, este estudo visa compreender como tais tecnologias são incorporadas no processo de formação inicial de professores nessa área. Metodologicamente, adotamos a qualitativa de pesquisa, utilizando um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Essa escolha metodológica se justifica pela natureza exploratória do estudo, buscando compreender em profundidade o papel das tecnologias digitais na formação inicial de professores. Os resultados revelam que a integração eficaz das TD na formação inicial de professores de Geografia agrega consideráveis aprimoramentos em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, tornam-se necessárias reformulações do currículo do curso de modo a incorporar competências digitais, visto que o desenvolvimento de estratégias e caminhos requer conhecimentos sobre o uso qualitativo das TD. Esse resultado representa um avanço significativo na formação dos professores para os desafios da educação contemporânea, contribuindo para uma formação mais complexa e afim com as demandas da sociedade digital do século XXI.