O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112016 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4473 "inscrito_id" => 10377 "titulo" => "O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB4473_07102024154055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "crislene gois s" "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112016 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4473 "inscrito_id" => 10377 "titulo" => "O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB4473_07102024154055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS" "autor_nome_curto" => "crislene gois s" "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }