Este artigo tem como objetivo refletir e analisar sobre o idoso dentro da educação de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi realizar uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. São os dados do IBGE que é o termômetro para avaliar o crescimento da população idosa e é ele também que visa melhorar a qualidade de vida em todos os seus âmbitos. Dessa forma, o crescimento da população idosa deve ser encarado apenas como um aumento demográfico, mas como um aviso da necessidade de o governo ter um planejamento que supre as necessidades dos idosos, englobando tanto os fatores econômicos e sociais. Tanto a autora Mendes (2023) como Ramos (2005), enfatizam a demanda de conscientizar a sociedade para o envelhecimento da população, de se preparar para atender as necessidades dos idosos, tendo em vista que é um público que está cada vez mais ativo na sociedade e assim sendo, carecem de mais recursos, maior abertura para que dê fato seja uma pessoa ativa, tendo uma vida integrada com os demais e dois fatores imprescindíveis da atualidade são os empregos formais e a educação. Com a escrita desse artigo, inferimos que é significativo que o Estado aprimore as suas políticas públicas em benefício da população idosa, especialmente àqueles que estão inseridos dentro de uma sala de aula da Eja