Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, intitulada "Educação e Resistência: Diálogos Sobre Consciência Histórica e Cultural na Cosmovisão de Integrantes do Povo Pupy?kary, Sul do Amazonas (Brasil)". O estudo visa caracterizar a maneira pela qual os integrantes do Povo Pupy?kary, situados no Sul do Amazonas, Brasil, percebem e articulam sua consciência histórica e cultural, dentro do contexto da Educação Escolar Específica, Intercultural e Bilíngue, associando-os aos subsídios da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Lábrea-AM, Brasil. O estudo se faz pertinente por entender que a cosmovisão dos povos na contemporaneidade é também uma ferramenta de resistência e afirmação da cultura originária, que possibilita professores e estudantes a analisarem criticamente o mundo atual, norteando assim, a importância dos saberes originários como fundamento para promover uma educação escolar indígena que seja intercultural e diferenciada. A necessidade de implementar um currículo escolar específico para as escolas indígenas busca não apenas proporcionar uma educação reflexiva e representativa da diversidade cultural e histórica do Povo Pupy?kary, mas também fomentar significativamente o debate sobre o currículo diferenciado para a educação escolar indígena. É frente aos pressupostos que se ressalta a urgência de adotar abordagens pedagógicas que reconheçam e incorporem as perspectivas e experiências indígenas no sistema educacional, visando uma inclusão efetiva desses saberes e vivências.