A COSMOVISÃO PUPYKARY NO CURRÍCULO DE ESCOLAS INDÍGENAS: CAMINHOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109639 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1067 "inscrito_id" => 7569 "titulo" => "A COSMOVISÃO PUPYKARY NO CURRÍCULO DE ESCOLAS INDÍGENAS: CAMINHOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, intitulada "Educação e Resistência: Diálogos Sobre Consciência Histórica e Cultural na Cosmovisão de Integrantes do Povo Pupy?kary, Sul do Amazonas (Brasil)". O estudo visa caracterizar a maneira pela qual os integrantes do Povo Pupy?kary, situados no Sul do Amazonas, Brasil, percebem e articulam sua consciência histórica e cultural, dentro do contexto da Educação Escolar Específica, Intercultural e Bilíngue, associando-os aos subsídios da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Lábrea-AM, Brasil. O estudo se faz pertinente por entender que a cosmovisão dos povos na contemporaneidade é também uma ferramenta de resistência e afirmação da cultura originária, que possibilita professores e estudantes a analisarem criticamente o mundo atual, norteando assim, a importância dos saberes originários como fundamento para promover uma educação escolar indígena que seja intercultural e diferenciada. A necessidade de implementar um currículo escolar específico para as escolas indígenas busca não apenas proporcionar uma educação reflexiva e representativa da diversidade cultural e histórica do Povo Pupy?kary, mas também fomentar significativamente o debate sobre o currículo diferenciado para a educação escolar indígena. É frente aos pressupostos que se ressalta a urgência de adotar abordagens pedagógicas que reconheçam e incorporem as perspectivas e experiências indígenas no sistema educacional, visando uma inclusão efetiva desses saberes e vivências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7569_TB1067_03042024112758.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONI DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ALCIONI" "autor_email" => "alcionimonteiro@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109639 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1067 "inscrito_id" => 7569 "titulo" => "A COSMOVISÃO PUPYKARY NO CURRÍCULO DE ESCOLAS INDÍGENAS: CAMINHOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, intitulada "Educação e Resistência: Diálogos Sobre Consciência Histórica e Cultural na Cosmovisão de Integrantes do Povo Pupy?kary, Sul do Amazonas (Brasil)". O estudo visa caracterizar a maneira pela qual os integrantes do Povo Pupy?kary, situados no Sul do Amazonas, Brasil, percebem e articulam sua consciência histórica e cultural, dentro do contexto da Educação Escolar Específica, Intercultural e Bilíngue, associando-os aos subsídios da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Lábrea-AM, Brasil. O estudo se faz pertinente por entender que a cosmovisão dos povos na contemporaneidade é também uma ferramenta de resistência e afirmação da cultura originária, que possibilita professores e estudantes a analisarem criticamente o mundo atual, norteando assim, a importância dos saberes originários como fundamento para promover uma educação escolar indígena que seja intercultural e diferenciada. A necessidade de implementar um currículo escolar específico para as escolas indígenas busca não apenas proporcionar uma educação reflexiva e representativa da diversidade cultural e histórica do Povo Pupy?kary, mas também fomentar significativamente o debate sobre o currículo diferenciado para a educação escolar indígena. É frente aos pressupostos que se ressalta a urgência de adotar abordagens pedagógicas que reconheçam e incorporem as perspectivas e experiências indígenas no sistema educacional, visando uma inclusão efetiva desses saberes e vivências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7569_TB1067_03042024112758.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONI DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ALCIONI" "autor_email" => "alcionimonteiro@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }