O presente estudo tem como objetivo geral identificar a relevância do uso da tecnologia no processo de alfabetização, optou-se por uma revisão bibliográfica com autores de base sobre a temática que faz um estudo referente à utilização das tecnologias no processo de alfabetização. Logo, inicia fazendo um paralelo entre o ato de alfabetizar, letrar e o uso das tecnologias no contexto global, onde se faz uma referência ao acesso aos meios tecnológicos que são de fácil acesso e que a escola precisa estar antenada e acompanhar também a globalização. Vale ressaltar a necessidade da ludicidade neste processo, visto que é o início propriamente dito do processo de aquisição da alfabetização, e está precisa ser regada de muita ludicidade, brincadeiras, uma forma de se construir o conhecimento de um jeito mais leve e interativo. Onde uma das formas de trazer leveza é justamente à utilização desses recursos tecnológicos, visto que estes não são estranhos para o alunado, uma vez que são uma parcela da sociedade que traz consigo muita facilidade do manuseio desses meios digitais. Logo, assim, a escola está em consonância com o mundo globalizado, pois, na contemporaneidade estes espaços precisam estarem equipados e conectados para atenderem a demanda global e ajustando-se as necessidades de uma formação integral do cidadão, precisa também da atualização do corpo docente. Este deve esta sempre a procura de se reciclar e ir à busca de novos conhecimentos, formações para se adequarem as demandas sociais e apresentarem uma prática pedagógica atual, dinamizada e que atente as implicações do mundo tecnológico.