Falar sobre sexualidade não é uma tarefa fácil, talvez por estar diretamente relacionado à cultura, religião, valores morais e indivíduos, ainda gerar desconforto e inquietação. A sexualidade e seu campo de estudos sempre foi um assunto tratado com muito tabu em várias instâncias da nossa sociedade e provavelmente na escola não é diferente. O presente estudo abordará o papel do (a) professor(a) de ensino médio frente à diversidade sexual no ambiente escolar. Irá verificar se existem dificuldades por parte dos (as) professores (as) de escolas públicas de referência de ensino médio da cidade do Recife diante desta temática. Além de investigar as causas que levam a essas dificuldades e realizar oficinas regulares para capacitação do corpo docente. Além da confecção de uma cartilha para posteriormente servir de material de apoio. Para isso será utilizada a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa ação, que é um tipo de pesquisa social que mais se adequa ao contexto do trabalho. O resultado esperado será ter um corpo docente mais capacitado para lidar com a temática diversidade sexual no ambiente escolar. E consequentemente alcançar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor onde tanto o corpo docente como o discente se sintam mais à vontade e confiante para trabalhar a temática. Acredito que as contribuições decorrentes desta pesquisa serão importantes para conscientizar os(as) educadores(as), assim como eu, do importante papel multiplicador e disseminador do respeito à diversidade sexual.