A ideia principal deste trabalho foi apresentar o uso dos quadrados mágicos em um projeto de extensão denominado "A conta é de quê?" como possibilidade de potencializar o processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas fundamentais nos anos finais do Ensino Fundamental, como também de despertar o interesse dos alunos pela matemática, recorrendo a ferramentas pedagógicas lúdicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6°, 7° e 8° ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de Teresina -PI. Para desenvolver o projeto, foram conduzidos estudos para explorar o potencial do material, criação do instrumento de ensino para ser testado com professores e alunos, e a execução do material destacando na aplicação sua potencialidade para o ensino das operações matemáticas como: raciocínio matemático, a concentração, da concentração, da capacidade de encontrar padrões e o exercício no sentido de compreender matemática. Como resultados perceberam que a utilização do quadrado mágico no ensino das quatro operações básicas de matemática, os alunos não apenas assimilam conceitos matemáticos, mas também desenvolvem pensamento crítico, autonomia e confiança na resolução de desafios matemáticos e de colaboração proporcionado um ambiente dinâmico e envolvente, tornando o processo de aprendizagem mais holístico e prazeroso, promovendo a autonomia e a diversidade de perspectivas.