Apresentamos o projeto realizado numa turma do 4º ano da escola pública municipal de Codó, estado do Maranhão. O projeto buscou conceituar o racismo a partir da obra racismo estrutural de Silvio Almeida, identificar ações racistas na sociedade como o caso do jogador de futebol brasileiro Vinícius Junior e discutir as ações antirracistas utilizamos a obra O pequeno manual antirracista de Djamila Ribeiro e o livro didático de ciências humanas da editora Moderna que são os livros adotados na rede pública de ensino. As atividades foram desenvolvidas durante os meses de outubro e novembro de 2024 nas aulas de história e geografia. Nas aulas apresentamos os conceitos como base nos livros referenciados, realizamos a leitura compartilhada de trechos do livro didático, depois realizamos roda de conversas e trabalhos em equipe. Grande parte da turma é formada por pessoas negras e que, por vezes, podem ter passado por situações racistas, devido vivemos numa sociedade marcada pelo racismo estrutural, e não terem notado, mas que a partir da conceituação e discussão sobre a temática podem ter compreendido que foram vítimas de racismo. Por isso, durante a discussão tentamos ser sensíveis para evitar constranger ou despertar gatilhos nas/os estudantes e entendemos que o projeto contribuiu para a educação antirracista, mas percebemos que é necessário que a escola possa ter materiais pedagógicos para auxilar no trabalho da/o professor/a em sala de aula para discutir sobre essa tema. Ao concluirmos o projeto, percebemos que as\os estudantes foram muito participativos trazendo relatos reais, comentando sobre casos de racismo que repercutiram na internet embora seja um tema delicado porque pode trazer à memória momentos dolorosos