Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre a aplicação da Formulação de Problemas Matemáticos, em uma turma do Ensino Fundamental, realizada por discentes do 7º período, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A partir da disciplina Metodologia de Ensino e Aprendizagem da Matemática II, foram realizados estudos de textos para a compreensão dos aportes teóricos sobre formulação de problemas matemáticos, enquanto metodologia a ser utilizada pelo/a pedagogo/a em sala de aula. Tal proposta metodológica visa estimular a criatividade e participação dos/as alunos/as, proporcionando uma aproximação da matemática com sua vida cotidiana, e combatendo estereótipos e práticas tradicionais no ensino desta área do conhecimento. O estudo de Chica (2001) possibilitou reflexões e debates acerca do tema e o desenvolvimento de uma atividade prática em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da Rede Municipal de Recife - PE. A atividade teve como objetivo promover experiência prática com o uso dessa metodologia, dais quais foram selecionadas duas estratégias dentre as dez apresentadas na literatura estudada. A primeira tratava-se da formulação de problemas a partir de uma imagem, nela estavam presentes os conhecidos personagens da Turma da Mônica; enquanto que a segunda tratava-se da criação de um problema parecido a partir de um problema dado, utilizando como contexto crianças que brincavam com cartas do jogo Pokémon. Apesar dos/as estudantes estarem no início de seu processo de escolarização, conseguiram formular por meio do auxílio das discentes ministrantes, questões-problemas coerentes aos temas presentes nas duas estratégias utilizadas. Após o desenvolvimento dos estudos e da aplicação da atividade, concluímos que a Formulação de Problemas contribui na construção do pensamento matemático, tornando possível compreender elementos importantes de um problema de maneira crítica e desafiadora, utilizando o ensino de matemática de maneira atrativa.