FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE - PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110539 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2363 "inscrito_id" => 2039 "titulo" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE - PE" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre a aplicação da Formulação de Problemas Matemáticos, em uma turma do Ensino Fundamental, realizada por discentes do 7º período, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A partir da disciplina Metodologia de Ensino e Aprendizagem da Matemática II, foram realizados estudos de textos para a compreensão dos aportes teóricos sobre formulação de problemas matemáticos, enquanto metodologia a ser utilizada pelo/a pedagogo/a em sala de aula. Tal proposta metodológica visa estimular a criatividade e participação dos/as alunos/as, proporcionando uma aproximação da matemática com sua vida cotidiana, e combatendo estereótipos e práticas tradicionais no ensino desta área do conhecimento. O estudo de Chica (2001) possibilitou reflexões e debates acerca do tema e o desenvolvimento de uma atividade prática em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da Rede Municipal de Recife - PE. A atividade teve como objetivo promover experiência prática com o uso dessa metodologia, dais quais foram selecionadas duas estratégias dentre as dez apresentadas na literatura estudada. A primeira tratava-se da formulação de problemas a partir de uma imagem, nela estavam presentes os conhecidos personagens da Turma da Mônica; enquanto que a segunda tratava-se da criação de um problema parecido a partir de um problema dado, utilizando como contexto crianças que brincavam com cartas do jogo Pokémon. Apesar dos/as estudantes estarem no início de seu processo de escolarização, conseguiram formular por meio do auxílio das discentes ministrantes, questões-problemas coerentes aos temas presentes nas duas estratégias utilizadas. Após o desenvolvimento dos estudos e da aplicação da atividade, concluímos que a Formulação de Problemas contribui na construção do pensamento matemático, tornando possível compreender elementos importantes de um problema de maneira crítica e desafiadora, utilizando o ensino de matemática de maneira atrativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2039_TB2363_27102024112207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUANE XAVIER DE LIRA" "autor_nome_curto" => "@lauane.xavier" "autor_email" => "lauane.xavier@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110539 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2363 "inscrito_id" => 2039 "titulo" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE - PE" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre a aplicação da Formulação de Problemas Matemáticos, em uma turma do Ensino Fundamental, realizada por discentes do 7º período, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A partir da disciplina Metodologia de Ensino e Aprendizagem da Matemática II, foram realizados estudos de textos para a compreensão dos aportes teóricos sobre formulação de problemas matemáticos, enquanto metodologia a ser utilizada pelo/a pedagogo/a em sala de aula. Tal proposta metodológica visa estimular a criatividade e participação dos/as alunos/as, proporcionando uma aproximação da matemática com sua vida cotidiana, e combatendo estereótipos e práticas tradicionais no ensino desta área do conhecimento. O estudo de Chica (2001) possibilitou reflexões e debates acerca do tema e o desenvolvimento de uma atividade prática em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da Rede Municipal de Recife - PE. A atividade teve como objetivo promover experiência prática com o uso dessa metodologia, dais quais foram selecionadas duas estratégias dentre as dez apresentadas na literatura estudada. A primeira tratava-se da formulação de problemas a partir de uma imagem, nela estavam presentes os conhecidos personagens da Turma da Mônica; enquanto que a segunda tratava-se da criação de um problema parecido a partir de um problema dado, utilizando como contexto crianças que brincavam com cartas do jogo Pokémon. Apesar dos/as estudantes estarem no início de seu processo de escolarização, conseguiram formular por meio do auxílio das discentes ministrantes, questões-problemas coerentes aos temas presentes nas duas estratégias utilizadas. Após o desenvolvimento dos estudos e da aplicação da atividade, concluímos que a Formulação de Problemas contribui na construção do pensamento matemático, tornando possível compreender elementos importantes de um problema de maneira crítica e desafiadora, utilizando o ensino de matemática de maneira atrativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2039_TB2363_27102024112207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUANE XAVIER DE LIRA" "autor_nome_curto" => "@lauane.xavier" "autor_email" => "lauane.xavier@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }