Este artigo visa analisar os programas e práticas de capacitação e formação de agentes de segurança municipal, com o objetivo na identificação de melhores práticas e áreas de melhoria para garantir um serviço de qualidade à comunidade. A capacitação desses profissionais é crucial para o desempenho eficaz de suas funções e para a construção de uma sociedade mais segura. Reconhecendo a grande importância da segurança pública para o bem-estar social. O estudo aborda a interseção entre as políticas educacionais e as políticas públicas, explorando tanto sua dimensão teórica e epistemológica quanto sua aplicação prática na formação dos agentes de segurança, desde sua formação inicial até o desenvolvimento contínuo ao longo da carreira. A análise dos programas existentes e a proposição de melhorias são fundamentais para promover uma abordagem holística na formação desses profissionais, considerando não apenas aspectos técnicos, mas também éticos e interpessoais e de comunicação, sensibilidade cultural e diversidade, e a integração de tecnologias emergentes. Propõem-se estratégias para abordar essas lacunas, como a inclusão de treinamento em resolução de conflitos, comunicação eficaz e sensibilidade cultural, bem como a integração de tecnologias de última geração. Este estudo visa contribuir para o aprimoramento das práticas de capacitação e formação de agentes de segurança, promovendo uma atuação mais eficaz, responsável e centrada na comunidade. Ao implementar as recomendações sugeridas, espera-se fortalecer os serviços de segurança pública e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.